No início de 2020, Diego Souza não era o centroavante dos sonhos do Grêmio. Indicado pelo técnico Renato Portaluppi, o ex-meia surgiu nos planos tricolores depois que Pedro decidiu-se pelo Flamengo, no começo do ano. Apesar da desconfiança, o veterano tem dado conta do recado. Neste seu retorno a Porto Alegre, já marcou seis gols em 10 jogos, apresentando a média de um gol a cada 118 minutos. Números bem superiores aos atuais concorrentes do plantel.
Para se ter uma ideia, ele está a apenas um gol de Luciano, seu reserva imediato, que está na Arena desde julho do ano passado. Em 33 partidas com a camisa gremista, o ex-atacante do Fluminense balançou as redes somente seis vezes. Como entrou no decorrer de muitas partidas, é preciso ser justo: a média é de um gol a cada 283 minutos.
Já são estatísticas melhores às de André, que abriu 2020 completamente fora dos planos da direção. Comprado por R$ 10 milhões junto ao Sport, em 2018, o centroavante decepcionou a torcida tricolor. Ao todo, foram 74 jogos e apenas 11 gols — média de um gol a cada 406 minutos. Apesar disso, o técnico Renato Portaluppi admitiu a possibilidade de reintegrá-lo ao elenco.
— Independentemente da situação do André, pode ter certeza que a gente precisa de um outro atacante. São muitas competições e precisamos de um grupo com muitos jogadores. Problemas de lesões e cartões sempre vamos ter — declarou o treinador.
Antes que alguém desembarque, porém, o jovem Fabrício pode receber uma oportunidade. Contratado junto ao Brasil-Pel, o garoto de 19 anos foi inscrito no Gauchão, na vaga de Ferreira. Entretanto, é preciso destacar que, nos nove jogos que realizou neste ano, na campanha do vice-campeonato da Copa São Paulo de Futebol Júnior, o centroavante balançou as redes apenas uma vez: na goleada de 4 a 0 sobre o União Mogi, pela terceira rodada da fase de grupos.
Confira os números dos atuais centroavantes do Grêmio:
Diego Souza
10 jogos (710 minutos) — 6 gols
Média de um gol a cada 118,3 minutos
Luciano
33 jogos (1.987 minutos) — 7 gols
Média de um gol a cada 283,8 minutos
André
74 jogos (4.475 minutos) — 11 gols
Média de um gol a cada 406,8 minutos
Fabrício*
9 jogos (785 minutos) — 1 gol
*jogos pela Copa São Paulo de Futebol Júnior