Faltam detalhes para o Botafogo anunciar o lateral Kevin, de 22 anos, como novo reforço para a conclusão da temporada 2020. O jovem estava, nos primeiros meses do ano, cedido por empréstimo ao Grêmio no elenco de transição. Porém, foram três motivos que fizeram o Tricolor não estender o vínculo do atleta ligado ao Tombense, de Minas Gerais: ausência de perspectiva de aproveitamento no time principal, a ascensão de novos alas na última categoria antes dos profissionais e a própria pandemia de coronavírus, que limitou a observação por parte de dirigentes e comissão técnica.
O grande motivo apontado internamente para a liberação é a economia que o clube fez no orçamento financeiro pela ausência de receitas causada pela pandemia. Com a redução de gastos e a necessidade de extensão de contrato com outras promessas, o entendimento gremista foi de liberar jogadores que não tivessem a perspectiva de aproveitamento praticamente imediato no grupo de Renato Portaluppi. Com isso, cedido por empréstimo, Kevin foi liberado no começo de junho, já que o vínculo estava condicionado até o final do quinto mês de 2020.
— Tivemos que acabar economizando pela questão orçamentária. Tínhamos um empréstimo de cinco meses com a possibilidade de extensão até o final do ano. Não foi uma questão técnica — disse Kevin Krieger, diretor de futebol da categoria, em contato com GaúchaZH.
Colaborou também a falta de partidas do time treinado por Thiago Gomes. Os jovens, que tradicionalmente saem de férias em fevereiro, retomaram os trabalhos para dar início à temporada e logo tiveram as atividades suspensas pela pandemia. Os dirigentes chegaram cogitar a preferência na extensão contratual, prevista até dezembro, mas na reavaliação interna entenderam que seria melhor se desfazer do jovem pelo critérios levantados.
Pesou de forma considerável também analisar as opções de Renato para a lateral direita: Victor Ferraz tomou conta da posição, Orejuela ainda não conseguiu se firmar no clube, mas teve relativo destaque pelo Cruzeiro em 2019, apesar do rebaixamento, e Leonardo Gomes está em fase final de recuperação e em breve deverá se juntar aos demais companheiros nos treinamentos.
Já no time de transição, há esperança no setor: Felipe ainda não conseguiu deslanchar, mas é bastante elogiado pelos dirigentes. Ericson também chama a atenção e tem um bom conceito. Porém, o nome de maior destaque pela Copa São Paulo no começo do ano é Vanderson. Aos 19 anos, foi destaque no vice-campeonato do torneio de base. Com isso, além da promoção, entrou no pacote de renovações promovidas pelo clube.
Os jovens continuarão a ser lapidados nas próximas semanas. A partir da ida do Grêmio principal para Criciúma, o time de transição passará a utilizar as dependências do CT Luiz Carvalho. Até o momento, o elenco treina a distância, apenas com ênfase na parte física.