A temporada de 2019 de Diego Tardelli no Grêmio foi cheia de problemas. Além da falta de boas atuações, o jogador em poucos momentos mostrou empolgação em Porto Alegre. Uma das polêmicas foi sobre o posicionamento.
Renato Portaluppi em muitas ocasiões tentou usar Tardelli como centroavante. Só que na prática não conseguia, pois o atleta sempre teve a preferência por atuar com liberdade para se movimentar. Com o passar do tempo, o desconforto ficou evidente. A contratação não deu certo, e Grêmio e Tardelli acertaram a rescisão do contrato em janeiro deste ano, após 47 jogos e sete gols pelo clube.
Em fevereiro, Diego Tardelli foi anunciado pelo Atlético-MG, voltando ao clube onde conquistou o título da Libertadores em 2013. Neste ano, fez apenas uma partida. Na retomada dos treinamentos, está sendo aproveitado pelo técnico Jorge Sampaoli exatamente como centroavante, a posição pela qual não tem muita simpatia.
Na última entrevista coletiva, Tardelli falou que atuar nesta posição "incomoda um pouquinho". O atacante também disse que está fazendo "o máximo possível que o técnico pede", mas o desconforto ficou claro.
Pela polêmica que vimos no Grêmio em 2019, é possível que Jorge Sampaoli tenha problemas com a questão do posicionamento de Diego Tardelli em 2020.