Com a classificação assegurada à semifinal do segundo turno do Gauchão, o Grêmio preservará titulares contra o Novo Hamburgo, em Lajeado, nesta quarta-feira (29). Chance para alguns jogadores ganharem minutos em campo e ritmo de jogo. Um dos privilegiados pela oportunidade será Orejuela.
O colombiano, contratado por empréstimo junto ao Cruzeiro no início de 2020, fará apenas o quinto jogo com a camisa tricolor. Apesar do rebaixamento do clube mineiro, o lateralteve destaque na temporada passada. Porém, na Arena, o bom desempenho ainda não foi repetido. Alguns motivos são elencados para o rendimento não ter sido o mesmo, desde a titularidade de Victor Ferraz às características do jogador.
O companheiro de posição de Orejuela teve destaque nas atuações, sem dar chance para o colombiano na equipe titular. Assim, as oportunidades foram escassas: quatro partidas, duas como titular e duas entrando nas conclusões dos jogos.
O conceito de ofensividade, que já tinha sido notado para sua aquisição, também foi detectado pela comissão técnica. No entendimento de Renato, o ala tem disposição para o ataque, diferente de Victor, que resguarda melhor os cuidados defensivos. Com orientações, o treinador tenta melhorar esse quesito do jogador de 24 anos.
Recentemente, o Cruzeiro, que busca um lateral-direito, tentou repatriá-lo. Porém, o Grêmio relatou que ainda conta com Orejuela, no mínimo, até o final da temporada. No entendimento do empresário do jogador, José Velasco Tamayo, será necessário que ele atue com mais frequência. Segundo ele, outros clubes já sondaram a situação do lateral.
Nas próximas semanas, o lado direito defensivo gremista terá mais uma opção: Leonardo Gomes. O titular em 2019 estará recuperado ainda em agosto das duas cirurgias recentes realizadas no seu joelho direito. Logo, a concorrência no setor deverá aumentar. Por isso, há o entendimento que a partida desta quarta-feira, no Vale do Taquari, será importante para Orejuela para seguir lutando pela titularidade.