No futebol, a palavra chocolate tem um significado especial. O termo é usado para descrever quando, dentro de uma partida, um time é amplamente superior ao adversário e conquista a vitória sem dificuldades, geralmente por um placar dilatado. E, a poucos dias da Páscoa, GaúchaZH preparou uma lista de cinco "chocolates" aplicados pelo Grêmio nos últimos anos.
Na listagem, há jogos disputados pelo Campeonato Brasileiro, pelo Gauchão e até pela Libertadores. Confira:
Grêmio 4 x 1 Inter - 2014
O duelo serviu como marco para muitos. Após anos de maus resultados em clássicos, a equipe treinada por Felipão acabou com essa sina. Venceu com autoridade na Arena, por 4 a 1, com grande destaque para Alan Ruiz. O argentino entrou na parte final da partida, marcou dois gols e provocou uma confusão entre os times — cravando o seu nome na história do Gre-Nal.
Grêmio 5 x 0 Inter - 2015
Quase um ano depois da vitória expressiva, um placar ainda mais emblemático. Os 5 a 0 serviram para a consolidação do trabalho de Roger Machado, técnico que emergia na casamata gremista. O resultado rendeu o embalo necessário para a afirmação também do plantel, que seria a base para as conquistas de Copa do Brasil e Libertadores nos anos seguintes. Os gols de Giuliano, Luan (duas vezes), Fernandinho e Réver contra jamais serão esquecidos.
Grêmio 5 x 0 Cerro Porteño - 2018
A maior vitória tricolor na Libertadores nos últimos anos. Em partida válida pela fase de grupos, diante do adversário mais tradicional da chave, a equipe de Renato Portaluppi não tomou conhecimento e fez cinco gols, além de uma grade atuação. Everton, que tinha assumido a titularidade meses antes pela saída de Fernandinho, foi o melhor em campo.
Grêmio 5 x 1 Santos - 2018
Cinco dias após bater o Cerro, o Grêmio derrotou o Santos, na Arena, pelo Brasileirão, também com cinco gols. Destaque para a dupla de volantes, Arthur e Maicon, que marcou três gols. André e Everton fecharam o marcador. Mesmo que a defesa tenha sido vazada, a atuação encantou o Brasil.
Juventude 0 x 6 Grêmio - 2019
O único duelo pelo Estadual, mas com uma goleada inesquecível. Outra característica peculiar deste jogo é ter o Grêmio como visitante. Sob o comando de Luan, que fez dois gols, Tardelli, Thaciano, Marcelo Oliveira e Felippe (contra) fecharam o placar. Foi a maior goleada na conquista invicta do Gauchão 2019.