Após apresentar defesa em conferência na última segunda-feira (30), o departamento jurídico do Grêmio consultou a Comissão Disciplinar da Conmebol para verificar quando serão divulgadas as penas para os atletas expulsos no Gre-Nal válido pela Libertadores. Os auditores evitaram colocar um prazo, mas afirmaram que nos próximos dias uma resposta pode ser oficializada.
Há o entendimento entre os dirigentes de que Paulo Mirada deverá pegar uma pena mais pesada. Luciano também não deve escapar de uma punição. Porém, as situações de Caio Henrique e Pepê também geram expectativa entre os advogados do clube.
Mesmo com a pausa na competição, a intenção é ter o quanto antes as penalizações para saber os impactos para futuras escalações da comissão técnica. Por isso, logo após as manifestações dos advogados Jorge Petersen e Henrique Pinto, os questionamentos sobre as oficializações do julgamento foram feitos.
— Nós questionamos sobre as possibilidades (de divulgação), e eles afirmaram que seria difícil precisar uma data, mas que poderia ser no final desta semana — disse um membro do jurídico gremista.
Internamente, sabe-se que a Conmebol não tem pressa no caso. A Libertadores, por enquanto, só retorna na primeira semana do mês de maio. Com isso, o resultado ainda poderá ser postergado para a próxima semana, aumentando ainda mais a expectativa no clube sobre o caso.