Na semana da decisão do primeiro turno do Gauchão, o Grêmio ganhou um reforço e tanto para levar ao Estádio Centenário, onde enfrentará o Caxias, no sábado (22). Trata-se do zagueiro Pedro Geromel, titular indiscutível e capitão do Tricolor em boa parte de 2019.
Plenamente recuperado de uma artroscopia no joelho direito, realizada em 23 de janeiro, o atleta de 34 anos foi liberado pelo departamento médico do clube no fim de semana passado e poderá, pela primeira vez nesta temporada, ser relacionado para um jogo do Grêmio. Como já treina com bola, mas não participou do jogo-treino dos reservas contra o Veranópolis, na terça-feira, não deverá iniciar a partida no fim de semana.
— Seria arriscado colocar um jogador voltando de lesão em uma partida decisiva. Uma coisa é treinar, outra é ir para o jogo. Por isso, imagino que o Renato dará uma segurada para colocá-lo em uma etapa mais tranquila — diz Claudiomiro, ex-zagueiro do Grêmio.
A última partida oficial de Geromel foi em 1º de dezembro, na goleada por 3 a 0 sobre o São Paulo, na Arena, pela 36ª rodada do Brasileirão do ano passado. Nos dois jogos finais da competição, contra Cruzeiro e Goiás, o zagueiro já havia ficado de fora. Ele chegou a participar de 45 minutos de um jogo-treino contra o Sindicato dos Atletas, em 19 de janeiro, mas logo depois foi submetido ao procedimento cirúrgico para corrigir uma lesão no menisco lateral do joelho direito.
O prazo esperado para o retorno do atleta aos treinamentos era de 30 dias. Porém, antes mesmo deste período, o jogador já está apto para voltar a jogar. Sem Kannemann, lesionado, era de se imaginar que Geromel pudesse aparecer logo em campo, devido à necessidade no setor defensivo. Porém, a dupla de zaga reserva está dando conta do recado. A atuação no Gre-Nal do último sábado, vencido pelo Tricolor por 1 a 0 que garantiu o time na decisão contra o Caxias foi segura, sem sobressaltos. A atuação do sistema defensivo foi elogiada, em especial por anular o centroavante Guerrero, que segue sem marcar gol no clássico gaúcho, em quatro disputados.
— Os dois fizeram boa partida, se adaptaram muito bem ao Grêmio. Eles já vêm com outros bons desempenhos e estão aproveitando as oportunidades. Tanto o David Braz quanto o Paulo Miranda estão com ritmo, bom entrosamento, e isso é um fator que tranquiliza o treinador, que não precisa apressar as coisas para colocar o Geromel — destaca Luciano Dias, zagueiro multicampeão com o Grêmio na década de 1990.
Assim, a tendência é de que o técnico Renato Portaluppi espere uma partida mais tranquila para recolocar Geromel no time, na vaga de Paulo Miranda. O momento ideal será no sábado seguinte, 29 de fevereiro, contra o Juventude, na primeira rodada do returno do Estadual. Assim, o zagueiro poderia readquirir ritmo de jogo para estar apto a enfrentar o América de Cali, na Colômbia, três dias depois, em 3 de março, pela fase de grupos da Libertadores.