Conquistar uma vaga de titular do Grêmio não será uma missão fácil para os atletas do grupo. Com as sete contratações feitas pela direção para a temporada 2020, o técnico Renato Portaluppi terá opções de qualidade para as mais diversas funções. Quando todos os jogadores estiverem à disposição, a tendência é de que haja uma disputa acirrada em pelo menos seis posições.
Em tese, os únicos "incontestáveis" são o goleiro Vanderlei, os zagueiros Pedro Geromel e Kannemann, o volante Matheus Henrique e o atacante Everton. Os demais terão que brigar duro para conquistar uma vaga na equipe — especialmente os reforços Victor Ferraz, Orejuela, Caio Henrique, Lucas Silva, Thiago Neves e Diego Souza.
Confira abaixo as seis disputas por posição que o Grêmio terá em 2020:
Lateral direita: Victor Ferraz, Orejuela ou Léo Gomes
Os dois primeiros foram contratados para esta temporada e, em tese, disputarão entre si em pé de igualdade. Apesar de haver algum favoritismo para Victor Ferraz pelo histórico de 2019, o técnico Renato Portaluppi vai escolher quem atuar melhor nos treinamentos e nos jogos. Além disso, Léo Gomes se recupera de lesão no joelho, mas não há previsão exata de retorno.
Lateral esquerda: Caio Henrique ou Cortez
Caio Henrique de fato tem mais cartaz, pelo bom futebol no Fluminense e por ser um jogador de seleção olímpica. No entanto, Cortez é o atual titular. Com serviços prestados, deve iniciar a temporada no flanco esquerdo e, se for bem, pode permanecer.
Volante: Maicon ou Lucas Silva
Por um lado, Maicon é uma liderança do elenco, multicampeão e possui uma grande qualidade no passe. Por outro, não vem conseguindo ter energia para atuar em todos os jogos. Já Lucas Silva é mais jovem e tem no currículo títulos nacionais e uma passagem pelo Real Madrid. No entanto, ficou mais da metade de 2019 sem atuar. Os dois disputarão uma vaga para ser o parceiro de Matheus Henrique na parte defensiva do meio-campo.
Armação: Thiago Neves ou Jean Pyerre
Possivelmente, esta será a disputa mais polêmica. Jean Pyerre foi titular em 2019, é considerado uma promessa, trata-se de um ativo do clube e tem muita qualidade técnica. Porém, Thiago Neves chega com o aval do técnico Renato Portaluppi e terá um bom tempo para mostrar serviço enquanto o garoto estiver no departamento médico. Será uma briga dura — e que pode terminar com ambos no time titular, possivelmente com Thiago aberto por um dos lados.
Ponta direita: Alisson ou Pepê
Alisson foi o titular na última temporada e teve boas atuações em grandes momentos do ano. Porém, Pepê encerrou 2019 em alta, fazendo gols e encantando a torcida com dribles e investidas fulminantes rumo à grande área. Como é candidato a ser o sucessor de Everton, pode virar titular na ponta direita enquanto o Cebolinha não for negociado com o futebol europeu.
Ataque: Diego Souza ou Luciano
É outra briga que promete dar o que falar. Luciano terminou o ano passado como titular e com ótimas atuações. No entanto, não é exatamente um camisa 9 clássico. Já Diego Souza veio justamente para desempenhar essa função. Tudo dependerá do rendimento de cada um nos treinos e jogos.