Restam apenas quatro dias para o time profissional do Grêmio encerrar as suas atividades oficialmente em 2019. Porém, já um planejamento em todas as áreas para o próximo ano. O departamento médico projeta a recuperação completa de diversos jogadores para o próximo ano, porém alguns ainda não devem estar aptos para atividades físicas quando o Tricolor se reapresentar, na segunda semana de janeiro de 2020.
Atualmente, seis jogadores estão afastados por problemas originados em lesões. A lista vai ganhar um componente: o volante Maicon. Um dos líderes do vestiário tricolor confirmou um procedimento de artroscopia no joelho esquerdo para os próximos meses para suportar a sequência de jogos. Grêmio e atleta conversaram sobre a situação. O clube sugeriu o mês de dezembro para antecipar o retorno, mas o jogador deseja fazer na volta das férias. A tendência é de que o procedimento seja marcado para o início de 2020. O tempo de recuperação pode levar até 60 dias.
Por mais que seja desfalque no penúltimo jogo da temporada, nesta quinta-feira (5), às 19h15min, contra o Cruzeiro, Pedro Geromel não tem lesão. O capitão sequer tem desconforto muscular. Por preservação, não atuará diante dos mineiros, mas não preocupa.
Se juntam a Maicon na largada do próximo ano, no DM gremista, dois ex-titulares. O caso que mais deve demorar é o de Leonardo Gomes. O lateral-direito rompeu os ligamentos do joelho direito no começo de setembro. Internamente, o clube evita colocar um prazo de recuperação, mas há uma ideia de que muito dificilmente ele voltará a jogar ainda no primeiro semestre do próximo ano. Já o zagueiro Marcelo Oliveira, que rompeu três ligamentos no final de março, ainda necessita de mais alguns meses de recuperação. Pelo histórico e gravidade da lesão, seu retorno é cogitado para mais adiante.
Outros jogadores estão no período chamado de retreinamento, quando intercalam atividades físicas e recuperação médica. Dois exemplos são Luan e Jean Pyerre. Segundo o diretor médico do clube, Saul Berdichevski, os dois estarão aptos para iniciar a pré-temporada. O melhor jogador da América em 2017 teve uma fissura no pé direito em outubro. Já Jean Pyerre não atua desde outubro por conta de uma lesão muscular.
Outro caso semelhante aos anteriores é do volante Thaciano, que se recupera de lesão muscular sofrida há algumas semanas. Após a renovação de Renato Portaluppi com o clube, o Grêmio deve oficializar a data de reapresentação do grupo de jogadores. É possível que algum dos atletas que estão no DM seja negociado, principalmente Luan, que interessa ao Corinthians. Mesmo em negociação, o camisa 7 segue em recuperação normal com os demais companheiros.