De folga em Porto Alegre para as festas de final de ano, o atacante Tetê fez um balanço de sua primeira temporada no Shakhtar Donetsk. O garoto, que deixou o Grêmio sem ter atuado pelo time profissional, disse que está feliz na Ucrânia, mas admitiu que gostaria de ter tido a oportunidade de vestir a camisa gremista pela equipe principal.
— Acredito que não apenas eu, mas o torcedor também pensa isso. Eles falam que queriam ter me visto no profissional. Fico triste por um lado, mas, ao mesmo tempo, muito feliz por estar bem na Europa — afirmou Tetê, em entrevista a GaúchaZH neste domingo (22).
Com 19 anos, Tetê deverá demorar para retornar ao futebol brasileiro. Quando voltar, porém, ele espera poder jogar pelo Grêmio.
— A gente sempre sonha (com a volta). Quem resolve essas coisas é o meu empresário. Eu devo me preocupar apenas em jogar. Pensando apenas em jogar, as coisas vão fluir para mim — disse.
No primeiro ano na Ucrânia, Tetê conseguiu rapidamente se firmar como titular da equipe. Ele fez 28 jogos e marcou oito gols — dois deles na decisão da Copa da Ucrânia, em que o Shakhtar conquistou o título ao golear o Inhulets Petrove por 4 a 0. O jovem destacou a ajuda dos brasileiros do elenco para sua adaptação ao país europeu:
— Há bastantes brasileiros lá. O Dentinho e o Marcos Antonio me ajudaram muito. Eles me passaram confiança, o que me ajudou para poder desempenhar o meu futebol.
A temporada de sucesso, no entanto, teve a decepção por conta da queda precoce na Liga dos Campeões com uma derrota em casa para a Atalanta-ITA, na última rodada da fase de grupos. Tetê afirmou que a equipe pagou caro pela perda de concentração na partida, mas já traçou o objetivo de tentar fazer uma boa campanha na Liga Europa, onde o Shakhtar enfrentará o Benfica-POR.
— O jogo da Liga dos Campões é muito disputado. Quando você relaxa, é o momento que a outra equipe cresce. Relaxamos e tomamos o gol. Depois, não conseguimos recuperar. Agora, vamos enfrentar na Liga Europa o Benfica, que é uma equipe muito boa. Temos de trabalhar. Vamos voltar para a pré-temporada e chegar bem a este jogo — finalizou.