Após renovar o contrato de Renato Portaluppi por mais uma temporada com o Grêmio, o presidente Romildo Bolzan atendeu GaúchaZH e falou sobre temas importantes para o começo de 2020. Aos jornalistas Diori Vasconcelos, Eduardo Gabardo e Leonardo Oliveira, durante o Show dos Esportes desta quinta-feira (19), Bolzan revelou detalhes da renovação com Renato e revelou que Diego Tardelli, André e Rômulo não devem permanecer na equipe. O presidente ainda afirmou que, até o final de 2019, mais reforços serão anunciados e que a negociação da compra da Arena será prolongada em 2020. Confira os principais trechos da entrevista:
Renovação com Renato
"Nós tínhamos conversado e avaliado com o Renato o plantel, a entrada, saída de jogadores e aproveitamento da base. Em seguida, tratamos da renovação, o que não demorou três minutos. Estamos em um processo de continuidade com um treinador vencedor e que tem uma capacidade enorme. Sabe de todos os processos do clube por dentro. O contrato com o Renato não é o primeiro que a gente renova. Tem critérios, valores e premiações acumuladas, que já vêm de várias renovações anteriores. Quando fizemos uma renovação desta natureza, partimos de onde já estávamos. Não precisa inventar tudo de novo. Por isso que foi rapidamente resolvida. Estamos repetindo o que nos anos anteriores ocorreu".
Caio Henrique
"Se tiver esta proposta (de 12 milhões de euros, que teria sido feita ao Atlético de Madrid), não vamos competir. Mas também saiu que nós estávamos acompanhando o Pity Martínez. Essas informações são malucas. Quando isso acontece, desligo o telefone e paro de ler as redes sociais. Não sei se existe esta proposta do Atlético de Madrid. O que posso dizer é que o Caio Henrique é um jogador muito bem avaliado, aceito e recebido aqui no Grêmio. Se o Atlético tiver alguma situação, vai prevalecer o Atlético. O Grêmio tem conversas com este jogador, mas temos que aguardar essas outras questões. Se nada disso se confirmar, o Grêmio está muito dentro, sim".
Rômulo
"O que acontece com o Rômulo é uma coisa que o futebol nos proporciona e é absolutamente desumano e indigno. O Rômulo é uma pessoa sensacional, uma ser humano fantástico, muito bem informado. As redes sociais não têm o direito de destruir reputações, pessoas, carreira. É algo que deixa o ambiente desumano. Fico muito chateado quando os torcedores gremistas não respeitam o ser humano, jogador, profissional. Pode não gostar do jogador, não concordar com a sua permanência no clube, mas não pode colocá-lo em xeque, em uma situação de constrangimento. Não vejo, por conta disso, situação de permanência do Rômulo. O jogador vai vir para cá para ser achincalhado? Para ser vaiado? Não pode ser desta maneira."
Não vejo situação de permanência do Rômulo. Perdeu ambiente no Grêmio.
ROMILDO BOLZAN
sobre Rômulo
Tu podes não gostar do Rômulo, da forma como ele joga, mas não é direito de ninguém fazer um achincalhamento público, com ameaças como acontecem nas redes (sociais). Por trás de um jogador de futebol, existe uma pessoa, família, amigos, dignidade humana. Quando isso acontece nas redes sociais, tudo isso é esquecido. É possível divergir? Sim. Só não é possível fazer o que fizeram com o Rômulo de uma maneira grosseira. Falo isso porque conheço ele tão bem que acho indigna esta situação que ocorreu. Por isso, não o aconselho a ficar, porque não sei o que vai acontecer. O Rômulo perdeu o ambiente no Grêmio. Não vejo como ele continuar nem como ele querer ficar. É um jogador útil, de grupo, um grande líder. Seria uma pena se não ficasse. É muito difícil que ele fique".
André
"Em relação ao contexto, o que vale para o Rômulo, vale para o André. Ele tem de dar um passo na sua carreira e este passo não será mais aqui. Não há mais a expectativa de um bom ambiente de trabalho. Pode fazer uma grande temporada, mas não se nas primeiras dificuldades ele não irá sofrer as reações que sofre até hoje. Faço isso em relação ao respeito aos profissionais e a dignidade humana. Chegou o momento de ele dar uma aviação nova na carreira dele. Não vamos deixar ele sangrando um ano inteiro com dificuldade de jogar."
O André tem de dar um passo na sua carreira e este passo não será mais aqui
ROMILDO BOLZAN
sobre André
Tardelli
"O Tardelli tem uma situação parecida com a do André. A diferença é que o Tardelli manifestou o interesse de sair. Já nos preparamos para a saída dele e para não termos o custo dele. Não há proposta por ele, só consultas."
Sobre como podem ser as saídas de André e Tardelli
"Essas questão todas ainda estão em exames. Nós não temos a modelagem definitiva sobre tudo isso. Vai depender se tiver alguma oferta, alguma situação para ser examinada, se tiver algum clube. Pode ser uma cedência somente pelo salário, gratuita, pode ser uma venda, pode ser uma situação compartilhada. A gente não sabe ainda. Mas as soluções serão encontradas porque é bom para todas as partes neste momento."
Sobre permanência do Paulo Victor
"O Paulo Victor fica conosco no ano que vem. O que talvez o Grêmio faça, o que possivelmente fará, é a contratação de mais um goleiro. Isto está dentro do escopo do clube, dentro da avaliação do clube. Mas o Paulo Victor fica conosco no ano que vem."
Tabela da Libertadores e show do Metallica
"A tabela da Libertadores mudou. Os esboços, os esquemas e as posições davam essa data como uma data para o Grêmio (o dia 21 de abril). Uma data que nós jogaríamos aqui. Veio essa mudança e, vindo ela, Arena Porto-Alegrense passou a ter um problemão porque a preferência é nossa para jogar. Tive um contato rápido com a presidência da Arena, vendo se ele já tinha uma situação e ele me disse: 'Olha, estamos vendo com calma. Estamos examinando e vamos achar uma solução'. Qual a solução? Nós não vamos jogar fora da Arena. Por ser jogo de Libertadores, um jogo extremamente importante e nessa chave difícil que a gente pegou.
Arena Porto-Alegrense passou a ter um problemão porque a preferência é nossa para jogar. Nós não vamos jogar fora da Arena.
ROMILDO BOLZAN
sobre show do Metallica estar marcado para o mesmo dia do jogo do Grêmio pela Libertadores na Arena
O Grêmio precisa trabalhar esse assunto de uma maneira muito séria. O que fica claro para nós é que não devemos, não queremos e não vamos ter nenhum prejuízo esportivo e técnico sobre isso. E, para jogar um jogo de Libertadores, temos de reservar o estádio antecipadamente. Não vamos criar problema onde não tem. Acho que é mais fácil essa solução vir da própria Arena. Ver o que eles nos ofertam para isso e qual a solução que eles fazem. Eu já recebi um documento da Conmebol sobre a impossibilidade da alteração da data. Quem tem que jogar é o Grêmio dia 21 de abril."
Prazo para compra da Arena
Havia uma situação muito vinculada a uma questão tributária que a própria a OAS está resolvendo e nos comunicou que não teria mais necessidade e que honrariam o negócio de qualquer forma, independentemente do prazo. Leia mais aqui.
Reforços até o final do ano
Até o final do ano, com certeza, os jogadores novos serão anunciados.