A quarta renovação de contrato de Renato como técnico do Grêmio começou a ser desenhada no dia 5 de setembro. Mesmo após a eliminação da Copa do Brasil, com a derrota nos pênaltis para o Athletico-PR, o presidente Romildo Bolzan teve uma conversa com o maior ídolo da história do clube e manifestou o desejo de sua permanência por mais um ano.
Aquela foi uma conversa inicial, com o desejo de começar a estreitar o processo de renovação. Renato disse que gostaria de ficar, e combinou de tratar da questão mais adiante, já que estava com o foco nos jogos contra o Flamengo, pela Libertadores, e na reta final do Campeonato Brasileiro.
Em novembro, já nas últimas rodadas do Brasileirão, o assunto voltou a ser discutido. Primeiro, entre Romildo e Renato. Sem falar em valores de salário, apenas de projeto para 2020, alinhando ideias, como possibilidades de contratações, renovações de contrato e dispensas. O técnico, antes de discutir a questão financeira, queria também saber de mais detalhes sobre o poder de investimento do Grêmio para 2020. Esta é chamada linha direta de Renato com o presidente.
Após várias conversas, esta etapa foi concluída. Aí chegou o momento das reuniões entre Gerson Oldenburg, empresário de Renato, e Klauss Câmara, diretor-executivo do Grêmio, para negociar valores de salário e cláusulas do contrato. Os dois fizeram um trabalho discreto, mas extremamente importante para o andamento da renovação. O clube fez a primeira oferta, e a partir daí começou a se intensificar o processo, com propostas e contrapropostas.
Esta etapa demorou um pouco mais do que o previsto porque Renato estava na Granja Comary, fazendo curso de técnico da CBF para ter a Licença PRO. Nos dias de aulas, o técnico atendia ao telefone apenas durante à noite, já que passava quase todo o tempo na sala, com palestras e atividades.
Nestas reuniões entre Gerson Oldenburg e Klauss Câmara, quase tudo foi resolvido, faltando apenas alguns detalhes. A pequena diferença de valores foi solucionada por meio de um gatilho no contrato, com a previsão de um valor extra por produtividade. O último capítulo da renovação foi no Rio de Janeiro, tendo novamente Renato e Romildo como protagonistas.
A reunião foi na manhã desta quinta-feira, no apartamento do técnico, na zona sul da capital carioca. O presidente e o treinador chegaram ao acordo final sobre os valores, voltaram a conversar sobre contratações e trocaram o tradicional aperto de mãos, selando a renovação por mais um ano.
Agora, Renato vai aproveitar as férias. Apesar da insistência da família para uma viagem diferente, o técnico ficará até o último dia do período de descanso no Rio de Janeiro. A rotina será de praia, descanso, futevôlei e chope. E, quando for preciso, recebendo as informações sobre as contratações para 2020.