O Grêmio oficializou na manhã de quarta-feira (11) a saída de todos os dirigentes do departamento do futebol. Agora, quatro nomes surgem como candidatos aos lugares deixados pelo vice-presidente de futebol Duda Kroeff e pelos diretores Alberto Guerra e Deco Nascimento. São eles: Ciro Simoni, Kevin Krieger, Luis Gustavo Schmitz e Odorico Roman. Atualmente, as funções estão a cargo do presidente Romildo Bolzan e do diretor-executivo Klauss Câmara.
Ciro Simoni
Deputado estadual pelo PDT e ex-prefeito de Osório, Ciro Simoni, 68 anos, tem muita afinidade com Romildo. Os dois são filiados ao mesmo partido político e têm uma longa amizade cultivada ainda no litoral gaúcho, onde Romildo também foi prefeito. Simoni é visto no clube como "uma pessoa de extrema confiança do presidente" e que "dispõe grande prestígio no ambiente interno do Grêmio.
Kevin Krieger
Também com vinculação política, Kevin Krieger, 48 anos, ex-vereador e ex-presidente do PP de Porto Alegre, atualmente é diretor de futebol do grupo de transição, ao lado de Romildo Bolzan Neto, filho do presidente gremista. Em 2018, Krieger esteve entre os cotados para ocupar a vice-presidência, mas acabou não sendo escolhido.
A utilização de mais jogadores do time sub-23 é um dos projetos do Grêmio para o próximo ano, especialmente no Gauchão. Esta experiência e o conhecimento dos atletas mais jovens pode pesar ao seu favor.
Luis Gustavo Schmitz
Ex-diretor geral do departamento de formação do Grêmio e atual assessor da presidência nas categorias de base, Luis Gustavo Schmitz também tem o trabalho com jovens jogadores como argumento que possa ajudar em uma futura indicação.
Odorico Romam
Por fim, o mais conhecido do torcedor gremista é Odorico Roman, que foi diretor de futebol no título da Copa do Brasil, em 2016, e vice-presidente na conquista da Libertadores, em 2017. A recente passagem vitoriosa e o conhecimento de boa parte do elenco e da comissão técnica são argumentos que podem ser levados em consideração.
Sem prazo para definição
Não há uma data para a definição de um novo vice-presidente de futebol e de seus diretores. No entanto, é possível que a escolha seja feita antes da virada do ano. O assunto deverá ser tratado na tradicional reunião do Conselho de Administração do clube, que ocorre às segundas-feiras.
O próximo encontro dos dirigentes será no dia 16, já que esta semana a conversa não ocorreu pois o presidente Romildo Bolzan esteve presente na premiação dos melhores do Brasileirão, no Rio de Janeiro.
O processo de escolha deverá ser feito como tantos outros dentro do Conselho de Administração do Grêmio. O presidente Romildo Bolzan Jr irá indicar um ou mais de nomes de sua preferência, que serão avaliados pelos seis vice-presidentes, entre eles Duda Kroeff, que ocupava o cargo desde a saída de Odorico Roman, no início de 2018.