Willian Bigode é o novo alvo do Grêmio para 2020. Aos 33 anos, o atacante do Palmeiras não viveu a temporada de seus sonhos. Após sofrer uma lesão grave no joelho direito, em novembro de 2018, o jogador voltou a atuar somente em julho deste ano. Foram mais de seis meses fazendo trabalhos de recuperação até voltar a ficar à disposição do técnico Luiz Felipe Scolari.
Tetracampeão brasileiro — com Corinthians (2011), Cruzeiro (2013 e 2014) e Palmeiras (2018) — o experiente Willian também carrega no currículo o título da Libertadores da América, em 2012, também com o Corinthians. Em 2019, atuou em apenas 28 jogos. São quatro gols marcados, uma assistência e 21 oportunidades criadas para seus companheiros.
Polivalente, o jogador pode atuar tanto como extrema pela direita quanto pela esquerda. Além disso, sob o comando de Felipão e Roger Machado, também jogou como falso 9 no Palmeiras. Na temporada, o atacante tem 85,2% de aproveitamento nos passes e 17 finalizações certas, conforme números do Footstats.
Diogo Olivier, comentarista da Rádio Gaúcha e colunista de GaúchaZH, analisou o ano do atacante e o interesse do tricolor de contratá-lo para a próxima temporada:
— Seria uma ótima contratação. Se vai dar certo ou não são outros 500, mas o Grêmio pensa alto. Joga pelos dois lados e de meia central, exibe experiência fora do país, é vencedor e está em forma física, mesmo aos 33 anos. E, importante: faz gols sem deixar de ser disciplinado taticamente, ajudando a recompor. Único risco é o de sempre nestes casos: daí para frente, as lesões acontecem com mais frequência e um ano adiante nesta faixa etária pode mudar tudo do ponto de vista atlético, afetando o desempenho.
Willian tem contrato com o Palmeiras até dezembro de 2021. Logo, qualquer negócio dependeria do aval dos dirigentes palmeirenses. Com a saída do diretor-executivo de futebol Alexandre Mattos da diretoria alviverde, há uma incerteza no mercado sobre como será a postura do clube nas negociações com rivais no futebol brasileiro.
Números de Willian Bigode
Campeonato Brasileiro
- 22 jogos
- 1 assistência
- 18 passes para finalização
- 3 cartões amarelos
- 1 cartão vermelho
- 5 cruzamentos certos
- 16 cruzamentos errados
- 1 bloqueio
- 13 desarmes certos
- 3 desarmes errados
- 10 dribles certos
- 4 dribles errados
- 18 faltas recebidas
- 16 faltas cometidas
- 14 finalizações certas
- 14 finalizações erradas
- 4 gols
- 1 gol a cada 3,5 finalizações certas
- 6 impedimentos
- 2 interceptações
- 7 lançamentos certos
- 3 lançamentos errados
- 85,7% de acerto no passe
- 64 perdas de posse
- 10 rebatidas
- 5 viradas de jogo certas
Copa Libertadores
- 4 jogos
- 3 passes para finalização
- 2 cruzamentos certos
- 1 cruzamento errado
- 4 desarmes certos
- 1 drible certo
- 5 fatas sofridas
- 5 faltas cometidas
- 2 finalizações certas
- 5 finalizações erradas
- nenhum gol
- 1 lançamento errado
- 86,1% de acerto no passe
- 24 perdas de posse
- 1 rebatida
- 1 virada de jogo
Copa do Brasil
- 2 jogos
- 1 drible errado
- 2 faltas sofridas
- 1 falta cometida
- 63,6% de acerto no passe
- 4 perdas de posse
- nenhum gol