O Grêmio adaptou-se bem a sua nova realidade na temporada. Após os sonhos de hexa da Copa do Brasil e do tetra da Libertadores terem sido interrompidos nas semifinais nos confrontos com Athletico-PR e Flamengo, respectivamente, o Tricolor passou a ter como meta alcançar vaga no G-4 do Campeonato Brasileiro para entrar direto na fase de grupos do principal torneio do continente em 2020.
A vitória soberana no Gre-Nal de domingo (3) foi a terceira seguida do Grêmio depois da goleada sofrida para o Flamengo na Libertadores. Assim, o clube consolidou uma situação confortável dentro do G-6. É quinto colocado, com 50 pontos – quatro a mais do que o Inter, sétimo. Como o Athletico-PR – que tem vaga garantida na Libertadores pelo título da Copa do Brasil – está em sexto, a margem para a classificação para a fase preliminar passa a ser o oitavo, o Corinthians – que vem cinco pontos atrás do time de Renato Portaluppi.
Dentro desse cenário, o Grêmio tem agora a missão de entrar no G-4, o que garante vaga na fase de grupos da Libertadores de 2020. O adversário mais próxima nessa disputa é o São Paulo, atualmente quarto, com 52.
O duelo entre Grêmio e São Paulo por vaga no G-4 repete o que ocorreu em 2018. Após cair para o River Plate na semifinal da Libertadores no ano passado, o Tricolor também precisou voltar as atenções para o Brasileirão e garantiu o quarto lugar superando os paulistas em uma disputa que durou até a última rodada. O São Paulo, assim, teve de jogar a pré-Libertadores, onde caiu para o Talleres-ARG e sequer disputou a fase de grupos.
O caminho até o confronto direto
O Brasileirão deste ano ainda tem mais oito rodadas. Grêmio e São Paulo terão um confronto direto na Arena, na 36ª rodada, a antepenúltima, o que poderá ser decisivo na luta pelo G-4. Até se encontrarem, cada time vai ter cinco compromissos. O Grêmio terá pelo caminho dois postulantes ao título, Flamengo e Palmeiras, e duas equipes que lutam contra o rebaixamento, CSA e Chapecoense. O outro adversário será o Athletico-PR, que apenas cumpre tabela por já ter a vaga na Libertadores, mas segue fazendo boa campanha.
O Furacão também está no caminho do São Paulo, que vai enfrentar ainda os desesperados Fluminense e Ceará, o clássico contra o terceiro colocado Santos, e o Vasco, que está no meio da tabela, em 11º, antes de vir a Porto Alegre encarar o Tricolor.
Flamengo pode ajudar
Caso conquiste a Libertadores deste ano, o Flamengo facilitará a vida de Grêmio e São Paulo abrindo o G-5 para classificação direta para o torneio do ano que vem. Como é quinto colocado, o Tricolor precisará somar apenas mais 10 pontos para chegar aos 60 necessários para ficar no G-5 de acordo com a atual projeção.
A final da Libertadores está marcada para 23 de novembro, antes do confronto entre Grêmio e São Paulo, o que significa que os dois times vão se encontrar já sabendo se a vaga direta será garantida com G-4 ou G-5.
Os caminhos de Grêmio e São Paulo
GaúchaZH preparou uma análise sobre os oitos confrontos de Grêmio e São Paulo na reta final do Brasileirão em formato de semáforo. Verde significa "jogo para ganhar", amarelo quer dizer "alerta" e vermelho é "jogo complicado".
Adversários do Grêmio
CSA (C): verde
Ainda que o time de Argel venha causando dificuldades aos adversários, o Tricolor tem a missão de vencer em casa para seguir sua perseguição ao São Paulo.
Chapecoense (F): verde
Historicamente, o Grêmio tem tido maiores dificuldades diante da Chapecoense em Porto Alegre do que em Chapecó. Com o time catarinense virtualmente rebaixado, uma vitória na Arena Condá é altamente possível.
Flamengo (C): vermelho
O jogo contra o Grêmio será o último do Flamengo antes da final da Libertadores diante do River Plate. Como Jorge Jesus não costuma poupar, o Rubro-Negro deverá vir com titulares para a Arena, o que torna o confronto, mesmo em casa, difícil. Se os cariocas vieram com reservas, porém, pode-se até classificar este desafio como "amarelo".
Palmeiras (F): vermelho
O confronto com o Palmeiras no Allianz Parque deverá ser mais difícil do Grêmio nesta reta final de Brasileirão. O time de Mano Menezes ainda sonha em tirar o título do Flamengo.
Athletico (F): amarelo
O Athletico-PR costuma ser muito forte jogando em sua casa. Mesmo garantido na Libertadores, o time paranaense segue fazendo boa campanha no Brasileirão.
São Paulo (C): vermelho
A Arena certamente estará lotada para o confronto com o São Paulo. Uma vitória nesse jogo poderá ser decisiva para a classificação direta do Grêmio para a Libertadores.
Cruzeiro (C): verde
O último jogo do Grêmio em casa no Brasileirão será na penúltima rodada diante do Cruzeiro. É possível que o clube mineiro ainda precise somar pontos na briga contra o rebaixamento.
Goiás (F): verde
O Goiás faz uma campanha acima do esperado. O time goiano, porém, não deverá ter grandes pretensões quando receber o Grêmio na última rodada.
Placar geral: Verde (4), Amarelo (1) e Vermelho (3)
Adversários São Paulo
Fluminense (C): verde
Na zona de rebaixamento, Fluminense vem de uma sequência de cinco jogos sem vitória. O time carioca surge como um adversário acessível para o São Paulo.
Athletico-PR (C): amarelo
Mesmo com a vaga na Libertadores de 2020 garantida, o Athletico-PR segue fazendo boa campanha no Brasileirão. O time paranaense é um adversário com potencial para tirar pontos do São Paulo no Morumbi.
Santos (F): vermelho
O clássico na Vila Belmiro aparece como o compromisso mais difícil do São Paulo antes do confronto direto com o Grêmio, na Arena.
Ceará (F): amarelo
Depois de uma sequência de 10 jogos sem vitória, o Ceará conseguiu vencer três dos últimos seis compromissos. Ainda assim, o time treinado por Adílson Batista segue correndo risco de rebaixamento.
Vasco (C): verde
O sonho de conquistar uma vaga na Libertadores durou pouco para o Vasco. O time de Vanderlei Luxemburgo precisa somar pontos para garantir a permanência na Série A, o que pode ser confirmado antes do jogo contra o São Paulo.
Grêmio (F): vermelho
Vão restar apenas dois jogos para o Brasileirão ser encerrado após o confronto direto entre Grêmio e São Paulo. O resultado da partida poderá definir quem ganhará a vaga no G-4.
Inter (C): vermelho
O Inter ainda deverá estar brigando por vaga na Libertadores quando visitar o São Paulo na penúltima rodada. O jogo pode ser complicado para o time paulista mesmo diante da sua torcida.
CSA (F): verde
A dificuldade do último jogo do São Paulo no Brasileirão vai depender da situação do CSA. Se já estiver rebaixado ou livre, a tendência é de jogo menos complicado. Só no caso de o time alagoano precisar de pontos para escapar é que a a equipe de Argel será um adversário duro.
Placar geral: Verde (3), Amarelo (2) e Vermelho (3)