O Grêmio foi derrotado pelo Athletico-PR por 2 a 0 na noite desta quarta-feira (27), na Arena da Baixada, pela 35ª rodada do Brasileirão. Os gols foram marcados por Márcio Azevedo e Nikão. Sem conseguir impor seu estilo de jogo em nenhum momento da partida, o Tricolor deixou escapar com o resultado a oportunidade de garantir matematicamente sua vaga na fase de grupos da Libertadores de 2020 nesta rodada.
Apesar da derrota, o time de Renato Portaluppi ainda está em situação confortável. Basta uma vitória nas últimas três rodadas para o Grêmio confirmar a vaga direta na fase de grupos da Libertadores. O Tricolor ainda irá enfrentar São Paulo (C), Cruzeiro (C) e Goiás (F).
Após vencer o Palmeiras no Allianz Parque, o Grêmio entrou no gramado da Arena da Baixada para encarar o Athletico-PR sem Léo Moura e Maicon, preservados. Rafael Galhardo e Michel foram os escolhidos para entrar na equipe. Já o Athletico-PR teve o desfalque de seu principal jogador, o meio-campista Bruno Guimarães.
No primeiro tempo, o que se viu foi um Athetico-PR muito bem organizado e com uma proposta de jogo bem definida: atacar explorando os lados do campo. Com Nikão e Rony contando com os apoios dos laterais Jonathan e Márcio Azevedo, o Furacão foi mais perigoso ao longo de toda a primeira etapa. Sem Maicon, o Grêmio não conseguiu ter o seu habitual controle no meio-campo, setor que acabou dominado pelo trio Wellington, Lucho González e Camacho.
O Tricolor conseguiu atacar apenas em iniciativas pessoais, quase sempre pelo lado esquerdo com Everton e Cortez. Foi do lateral-esquerdo que saiu a principal chance de gol gremista no jogo. Aos 25, Cortez cruzou com o pé direito e encontrou Alisson sozinho na área. O atacante, no entanto, acabou não conseguindo acertar em cheio na bola e cabeceou por cima do gol de Santos.
O Athletico-PR já tinha tido antes, aos 9, uma grande oportunidade com Marcelo Cirino após bela jogada de Rony. E foi Rony quem atormentou a defesa do Grêmio ao longo da primeira etapa. Caindo na maior parte do tempo no setor de Galhardo, o camisa 7 foi o principal jogador do Furacão.
Com superioridade nas ações ofensivas, o Athletico-PR chegou ao gol aos 32 minutos. O lateral-esquerdo Márcio Azevedo tabelou com Rony e apareceu às costas de Galhardo para bater cruzado e vencer Paulo Victor abrindo o placar na Arena da Baixada: 1 a 0. O Grêmio quase não mostrou reação após o gol e foi para o intervalo em desvantagem.
Era preciso uma grande mudança para o Grêmio tomar o controle da partida no segundo tempo, mas isso não ocorreu. O Athletico-PR iniciou a segunda etapa em um ritmo ainda mais forte e não demorou para ampliar sua vantagem.
Aos 15 minutos, após um chute de Nikão, a bola bateu na mão de Matheus Henrique. O árbitro Bruno Arleu de Araújo não percebeu a infração, mas acabou marcando o pênalti após auxílio do VAR. O próprio Nikão assumiu a responsabilidade de fazer a cobrança e bateu forte, sem chance para Paulo Victor: 2 a 0.
Qualquer tentativa de reação do Grêmio foi por água abaixo em seguida. Logo após o segundo gol dos paranaenses, Diego Tardelli perdeu a cabeça, acertou um chute em Nikão e foi expulso deixando o Grêmio com 10 homens. Renato Portaluppi ainda mandou a campo os garotos Pepê e Darlan, mas o Tricolor estava batido. A confirmação da classificação para a fase de grupos da Libertadores foi adiada, pelo menos, até o próximo domingo (1º), quando o Grêmio receberá o São Paulo na Arena.
FICHA TÉCNICA:
ATHLETICO-PR
Santos; Jonathan (Adriano, 11'/2º), Thiago Heleno, Léo Pereira e Márcio Azevedo; Wellington, Camacho (Erick, 33'/2ºT) e Lucho González (Léo Cittadini, 23'/2ºT); Nikão, Marcelo Cirino e Rony. Técnico: Eduardo Barros.
GRÊMIO
Paulo Victor; Galhardo, Geromel, Kannemann e Bruno Cortez; Michel e Matheus Henrique; Alisson (Darlan, 37'/2ºT), Diego Tardelli e Everton; Luciano (Pepê, 23'/2ºT). Técnico: Renato Portaluppi.
GOLS: Márcio Azevedo (A), aos 32 do primeiro tempo; Nikão (A), aos 18 do segundo tempo.
CARTÕES AMARELOS: Wellington (A), Camacho (A), Nikão (A), Cortez (G), Kannemann (G), Matheus Henrique (G), Michel (G)
CARTÃO VERMELHO: Diego Tardelli (G)
ARBITRAGEM: Bruno Arleu de Araújo, auxiliado por Luiz Claudio Regazone e Michael Correia. VAR: Pathrice Wallace Corrêa Maia (quarteto fluminense).
PÚBLICO: 21.709 torcedores
RENDA: R$ 572.985,00.
LOCAL: Arena da Baixada, em Curitiba (PR)
Próximo jogo
Domingo, 1º/12/2019 - às 19h
Grêmio x São Paulo
Arena - Brasileirão