O Grêmio manteve sua rotina no Campeonato Brasileiro após a queda na Libertadores para o Flamengo. Na noite desse domingo (10), o time de Renato Portaluppi foi a Santa Catarina, dominou a Chapecoense e conquistou sua quinta vitória seguida na competição nacional. O golaço de bicicleta de Luciano fez o Tricolor abrir quatro pontos para o São Paulo na briga por G-4.
A sequência positiva e a vantagem na luta por vaga direta na Libertadores do ano que vem foram ressaltadas no vestiário gremista após a partida na Arena Condá.
— É sempre difícil jogar aqui mesmo sabendo da situação da Chapecoense. Eles valorizaram bastante a nossa vitória. Levamos um pouco de sufoco no final porque tivemos chance de matar o jogo e não matamos. Foi uma vitória importante que nos deixa com uma certa gordura para o São Paulo — analisou o técnico Renato Portaluppi.
Apesar de avaliar que o Grêmio tenha perdido a oportunidade de liquidar o jogo até mesmo no primeiro tempo, Renato afirmou que viu melhora do time em relação à concentração, algo que foi criticado por ele após a vitória sobre o CSA na última quinta-feira (7).
— Melhoramos em relação ao jogo contra o CSA. Hoje (domingo) tivemos mais foco, mais concentração e brigamos mais, mas, ainda assim, em alguns momentos a gente deu uma relaxada. Melhoramos bastante, mas precisamos melhorar ainda mais. Em certos momentos, nós demos mole para o adversário, mas o mais importante hoje foi a vitória — completou.
— Nosso objetivo era a vitória e foi isso que a gente conseguiu. Seja a vitória de 1 a 0, três ou quatro, não importa. O importante é pontuar no campeonato. Ganhamos uma gordura no campeonato, o que dá uma tranquilidade maior — afirmou o volante Matheus Henrique.
Embalado pelas cinco vitórias, o Grêmio terá pela frente no próximo domingo (17), às 16h, na Arena, o líder Flamengo. O reencontro com os cariocas após a semifinal da Libertadores foi assunto no vestiário gremista. Renato Portaluppi mostrou confiança em seu discurso ao projetar o confronto com os cariocas.
— O Grêmio vai jogar mais 10 vezes contra o Flamengo e não vai acontecer de novo (a goleada do Maracanã). Respeitamos o Flamengo e seguiremos respeitando, mas naquela noite, infelizmente, o Grêmio não entrou em campo. O Flamengo continua com uma equipe forte, tem provado isso no Brasileirão. A gente tem que tirar aquele jogo como exemplo para que aquilo não se repita — disse o treinador.
Titular ao lado de Kannemann contra a Chapecoense, David Braz seguirá na equipe com a volta de Geromel porque o argentino vai se apresentar a sua seleção para os amistosos contra Brasil e Uruguai na data Fifa. Experiente, o defensor afirmou que o Grêmio precisa aproveitar a semana sem jogos para chegar bem fisicamente para encarar o Rubro-Negro – que terá o clássico com o Vasco na quarta-feira (13).
— A equipe deu uma arrancada muito boa. Com humildade e trabalho conseguimos uma sequência boa. Agora temos uma semana para recuperar jogadores que estão no departamento médico. O grupo está de parabéns pelos cinco jogos com vitória. Agora temos uma sequência dura contra equipes que estão lutando pelo título. A gente vai ter que descansar bem e se preparar para esses dois duelos — disse já projetando o confronto com o Palmeiras após a partida contra o Flamengo.
O Grêmio vai ter folga nesta segunda-feira (11) e voltará a treinar na terça (12), a partir das 9h30min, no CT Luiz Carvalho. Maicon e Cortez voltarão a ficar à disposição após suspensão. Geromel, que ficou fora contra a Chapecoense por desgaste muscular, também deverá ter condições de jogar contra o Flamengo. Além de Kannemann, Matheus Henrique também será desfalque no domingo porque irá se apresentar a seleção olímpica para a disputa do Torneio de Tenerife, na Espanha.