As “férias” do Grêmio podem iniciar nesta quarta-feira (27) à noite. Claro que é no sentido figurado, o time ainda terá mais três jogos pela frente, independentemente do que ocorra na partida contra o Athletico-PR, às 21h30min, na Arena da Baixada. Mas em termos de objetivo, a vaga direta à fase de grupos da Libertadores pode ser confirmada em caso de vitória sobre os paranaenses somada a empate ou derrota do Inter para o Goiás, que jogarão pouco antes no Beira-Rio. Essa combinação garante o Grêmio no G-5 do Brasileirão (como o Flamengo conquistou a América, o G-4 foi ampliado).
Para alcançar a meta com essa antecedência, o técnico Renato Portaluppi deverá fazer pelo menos uma mudança no time que venceu o Palmeiras no domingo passado, 2 a 1, em São Paulo, quando o Tricolor confirmou, pelo menos, uma vaga na fase preliminar da próxima Libertadores. Galhardo estará na lateral direita, no lugar de Léo Moura, 41 anos, que vem de duas partidas completas na sequência.
— Acho que muda pouco a estrutura do time. Renato sempre deixa claro que quem está no Grêmio precisa estar pronto. Ele não tem medo de mexer três, quatro peças porque sabe que a equipe joga da mesma forma — afirmou Galhardo, confiante em mostrar trabalho para seguir no clube.
Essa possibilidade de mudar tanto assim o time, porém, não deve se confirmar. Além de Léo Moura, o único outro jogador que pode ficar no banco é Maicon. O volante deixou mais cedo o jogo diante do Palmeiras por desgaste, e, se não puder atuar, Michel comporá a dupla com Matheus Henrique. De resto, o time deverá ser o mesmo que atuou no domingo passado.
O resultado em São Paulo, aliás, deixou o Grêmio em situação bem semelhante à do Athletico-PR. Os dois estão classificados para a próxima Libertadores (os gaúchos pelo Brasileirão, os paranaenses pelo título da Copa do Brasil) e pouco têm a fazer no campeonato. Por isso e pelo estilo das de ambos, existe a expectativa de uma partida ofensiva e parelha.
— São duas equipes que, junto ao Flamengo, têm um futebol bem visto no Brasil. Acho que são o top 3 do país. Ainda tem Santos e Palmeiras também. Acredito que será um duelo de igual para igual, eles costumam sair para o jogo, ainda mais dentro de casa. Vai ser bem equilibrado. A equipe deles é muito qualificada, tem um excelente goleiro, uma dupla de zaga sólida. Precisamos estar bem concentrados para furar o bloqueio — disse Everton.