Faltando poucos dias para a décima decisão de semifinal de Libertadores que o Grêmio participa, relembramos a primeira da atual série de três consecutivas. Em 2017, ano do tri da América, o Tricolor foi ao Equador para vencer o Barcelona de Guayaquil por 3 a 1 e garantir virtualmente a classificação para a final contra o Lanús.
Na ocasião, um milagre do goleiro Marcelo Grohe virou notícia como uma das defesas mais difíceis de todos os tempos. A atuação de Luan também foi destaque, por marcar dois gols e comandar o ataque tricolor. Um gol do lateral Edilson fechou o placar e empolgou a torcida gremista.
O cenário é diferente para a semifinal de 2019. Grêmio e Flamengo empataram na primeira partida, na Arena, e a vaga na primeira final única de Libertadores será decidida no Maracanã, na próxima quarta-feira (23).
A semelhança pode ficar por conta de Luan. Se há dois anos atrás ele era o destaque do time gremista, o camisa 7 pode retomar o protagonismo substituindo Jean Pyerre na articulação entre o meio campo e o ataque.