O Grêmio pretende fazer cobranças ao técnico Renato Portaluppi, após a derrota por 5 a 0 para o Flamengo, que custou a eliminação do clube na Libertadores. Segundo o presidente Romildo Bolzan Júnior, a conversa será na base do da civilidade e do respeito e, sobretudo, na troca cordial de ideias sobre o que deu errado no Maracanã. Sem o chamado "chute na porta". Mais do que isso, o mandatário tricolor confirmou que já procurou o técnico para renovar o seu contrato para a temporada 2020:
— Sabe quando que esse processo começou? Quando perdemos para o Athletico-PR (na semifinal da Copa do Brasil). Na ocasião, sugeri para o Renato que tivéssemos essa conversa. Mas ele pediu para aguardamos para mais adiante. Foi ele quem pediu para darmos uma segurada. Mas esse resultado (derrota por 5 a 0 para o Flamengo) não atrapalha em nada esse processo de continuidade do Renato no Grêmio.
Romildo garantiu que não tem receio algum de fazer cobranças ao técnico após uma derrota impactante como a sofrida no Maracanã, mesmo se tratando do maior ídolo da história do clube. E ressaltou que o próprio Renato já fez uma autocrítica sobre eventuais erros cometidos.
— A primeira coisa é a autocobrança. Não pense que o Renato não está se autoavaliando e fazendo suas autoanálises. Quando um técnico faz isso, é porque ele já tem os seus diagnósticos. Ele fez isso já. Sobre cobrar um ídolo, se tu tens uma avaliação e não é capaz de discutir os processos, tu não tens o que fazer aqui. Mas a primeira coisa é respeitar o interlocutor e saber que está ali uma pessoa que pensa e que te dá resultados. O que prepondera nessas horas é o respeito, a civilidade e a educação, mesmo nas derrotas. A cobrança não é no chute, não é botar um boi no brete, o guizo na bunda e começar a empurrar o bicho para andar. Não é assim — explicou Romildo.
Sobre a necessidade de renovação do grupo, comentada pelo próprio Renato após o jogo no Maracanã, o presidente disse que esse processo é permanente dentro do clube:
— O Grêmio sempre tem a estratégia de formar ativos. O clube permanentemente renova (o grupo). Não vamos liquidar um plantel e comprar outro. Não estamos em fase de liquidação ou de reforma total. Estamos em fase de aperfeiçoamento dos nossos processos. Mas não estamos conformados e nem aceitando essa derrota. Não é possível perder um jogo dessa magnitude da forma como foi.