A torcida do Grêmio está órfã de um goleiro desde a saída de Marcelo Grohe no começo de 2019. Desde a saída do ídolo, Renato Portaluppi promoveu Paulo Victor como titular da meta gremista. Se o primeiro semestre foi mais estável, com participação decisiva na conquista do bicampeonato gaúcho, quando defendeu três pênaltis na final contra o Inter, no segundo o goleiro vem sofrendo com críticas pelas falhas em partidas importantes.
Apesar do momento complicado e das especulações de um novo jogador para a posição, Renato, após a vitória sobre o Vasco, garantiu que está bem servido com Paulo Victor e Júlio César.
— Estamos bem servidos com o Julio César e o Paulo Victor. Se toda vez que tiver falha de um jogador a gente buscar um reforço, vai ficar difícil — disse o treinador.
Desde o primeiro jogo contra o Palmeiras na Arena pelas quartas de final da Libertadores, Paulo Victor falhou pelo menos mais cinco vezes em lances que originaram gols dos adversários.
Confira as falhas:
20/08/2019 - Grêmio 0 a 1 Palmeiras - jogo de ida das quartas de final da Libertadores
Na derrota para os paulistas na Arena, Paulo Victor acabou aceitando um chute de muito longe de Gustavo Scarpa em cobrança de falta. A bola passou entre as mãos do goleiro gremista. O resultado obrigava o Grêmio a vencer fora de casa para se classificar para as semifinais.
27/08/2019 - Palmeiras 1 a 2 Grêmio - jogo de volta das quartas de final da Libertadores
Apesar da vitória e da classificação gremista para as semifinais, Paulo Victor falhou no gol de Luiz Adriano, que abriu o placar. Ao tentar sair do gol, socou a bola nos pés do atacante palmeirense, que abriu o placar. Além disso, escapou de outro gol ao furar e ver Willian perder sem goleiro. A falha foi salva pelos gols de Everton e Alisson, que garantiram o Grêmio na próxima fase da Libertadores.
02/10/2019 - Grêmio 1 a 1 Flamengo - jogo de ida da semifinal da Libertadores
A partida terminou empatada em 1 a 1, mas Paulo Victor falhou em mais de um gol. No primeiro, de Everton Ribeiro, tentou afasta um cruzamento e largou nos pés do meia flamenguista, que bateu para o gol vazio. O lance foi anulado pela arbitragem, que viu falta em Kannemann na origem da jogada. Depois, em chute de Gabriel Barbosa, o goleiro tentou encaixar o chute e a bola escapou pelas suas mãos. Para o alívio do defensor, o atacante carioca estava em posição de impedimento. No gol validado, marcado por Bruno Henrique, Paulo Victor não saiu do gol e ficou sob a trave, caindo atrasado para tentar a defesa.
09/10/2019 - Grêmio 2 a 1 Ceará - 24ª rodada do Brasileirão
Jogando em Caxias do Sul, o Grêmio venceu o Ceará pelo placar de 2 a 1, mas o gol sofrido pelo Tricolor teve uma parcela de culpa de Paulo Victor. Apesar de ter feito boas defesas nos 90 minutos, acabou saindo mal na origem do lance que acabou com o meio-campista Fabinho marcando para os cearenses.
23/10/2019 - Flamengo 5 a 0 Grêmio - jogo de volta da semifinal da Libertadores
A derrota elástica não teve a culpa de Paulo Victor, mas o gol que abriu o placar no Maracanã teve a colaboração do goleiro. No chute de Gabigol, ele rebateu a bola para dentro da área e o atacante Bruno Henrique só teve o trabalho de empurrar para as redes.
30/10/2019 - Vasco 1 a 3 Grêmio - 29ª rodada do Brasileirão
Uma semana depois de falhar no Maracanã na semifinal da Libertadores, Paulo Victor falhou em São Januário. Em uma cobrança de falta do colombiano Freddy Guarín, o goleiro gremista chegou na bola, mas não conseguiu fazer a defesa, espalmando para dentro do gol.