O volante Lucas Silva foi sondado pelo Grêmio há cerca de três meses. O jogador, que estava vinculado ao Real Madrid, assinou rescisão com o clube espanhol e está livre para definir seu futuro. No entanto, como estava com contrato vigente com o time treinado por Zidane até o fechamento da janela de transferências brasileira, o atleta não poderá atuar em solo tupiniquim pelo menos até o ano que vem.
Se desejar, Lucas pode assinar com qualquer equipe brasileira, mas não poderá atuar profissionalmente. No momento, o volante só pode ser contratado por clubes de países que tinham a janela aberta até a data final do contrato dele com o Real.
Lucas Silva chegou a ser sondado pelo Grêmio e não fechou com o Tricolor por conta dos espanhóis, que não aceitaram emprestar o jogador pagando parte do salário —considerado alto pela direção. O Real Madrid esperava receber uma oferta pelo atleta, que não seria utilizado no elenco e chegou a negociar com clubes do futebol francês e mexicano, sem sucesso.
— Acertei nos últimos dias minha rescisão de contrato com o Real Madrid. Desde 2015, quando cheguei ao clube, só tenho a agradecer por tudo. Foi uma experiência muito gratificante e importante, que me fez amadurecer e crescer como homem e atleta. Vamos em busca de novos desafios — escreveu o atleta no seu perfil oficial do Twitter.