O dilema atual do técnico Renato Portaluppi é a definição do lateral-direito do Grêmio nos próximos jogos da temporada. Com a lesão grave do titular Leonardo Gomes e o problema médico de Léo Moura, o único jogador da função disponível é Galhardo. Porém, o zagueiro Paulo Miranda também pode atuar na função de forma improvisada.
Em favor de Galhardo, pesa o fato de ele estar sendo utilizado nas últimas partidas. Além disso, o jogador vem dando uma boa resposta ofensiva. Em apenas seis jogos como titular, o atleta marcou um gol (de pênalti, na derrota por 3 a 1 para o Flamengo) e deu duas assistências. Porém, vem demonstrando irregularidade nos aspectos defensivos.
Já Paulo Miranda possui um perfil exatamente oposto. Como lateral-direito, o atleta seria quase um terceiro zagueiro. Não passa do meio-campo e não gera dificuldades ao adversário pela ponta direita. Porém, costuma ser um marcador sólido. No título da Recopa Sul-Americana 2018, contra o Independiente, o jogador substituiu Léo Moura, lesionado, logo no início da partida. Na Cotação GZH, recebeu nota 5.
"Não se aventurou muito ao ataque, mas foi seguro na defesa", avaliou a reportagem de GaúchaZH, após o título gremista.
Mas este não foi o único título internacional de Paulo Miranda como lateral-direito. Em 2012, no São Paulo, o atleta foi campeão da Copa Sul-Americana atuando no flanco durante toda a campanha. O curioso é que o lateral-esquerdo são-paulino na época era Bruno Cortez, hoje seu parceiro no Grêmio.
— Eu segurava o Paulo Miranda para poder liberar o Cortez. E o Paulo foi muito bem nesta posição, dando uma sustentação muito boa para a nossa parte defensiva — conta o técnico do São Paulo à época, Ney Franco. Casualmente, Franco comanda hoje o Goiás, próximo adversário gremista no Brasileirão.
Não está descartada a possibilidade de Léo Moura voltar a tempo para o jogo de ida da semifinal da Libertadores, contra o Flamengo, no dia 2 de outubro. Porém, caso isso não ocorra, Renato terá que optar entre Galhardo e Paulo Miranda. Os próximos quatro jogos do Grêmio no Brasileirão podem ser utilizados para testes na função.