O Grêmio confirmou na tarde desta terça-feira (10) que o lateral Leonardo Gomes será submetido a uma cirurgia no joelho direito. O exame de imagem constatou uma ruptura completa do ligamento cruzado posterior, além de "uma instabilidade articular importante", conforme consta no boletim médico divulgado para a imprensa. O clube não confirma o tempo de parada. A tendência, no entanto, é de que o o jogador só volte a atuar pela equipe gremista em 2020.
O lateral sofreu a lesão durante a derrota por 2 a 0 para o Athletico-PR, jogo que marcou e eliminação do Grêmio da Copa do Brasil. Com suspeita de uma lesão grave, o atleta retornou a Porto Alegre de muletas no dia seguinte. A data da cirurgia ainda não foi confirmada.
Como Léo Moura segue fora dos treinos por conta de uma lesão muscular, o único lateral-direito à disposição do técnico Renato Portaluppi é Galhardo. Não está descartada a possibilidade de o zagueiro Paulo Miranda ser improvisado no setor. O atleta já atuou nesta função nos tempos de São Paulo, entre 2012 e 2015.
O Grêmio confirmou também que o zagueiro Pedro Geromel teve constatada lesão muscular na coxa direita. O tempo de parada também não é confirmado de forma oficial. Conforme apurado pela reportagem de GaúchaZH, o defensor deve ficar fora dos trabalhos por três semanas e é dúvida para o jogo de ida da semifinal da Libertadores, contra o Flamengo, no dia 2 de outubro.