Com a lesão de Leonardo Gomes na partida de volta das semifinais da Copa do Brasil, contra o Athletico-PR, e Léo Moura, ainda em processo de recuperação de lesão muscular sofrida contra o Palmeiras, no dia 17 de agosto, o Grêmio tem, no momento, apenas Galhardo como alternativa para a lateral direita.
Por ter apenas um lateral, o técnico Renato Portaluppi terá que improvisar um jogador neste setor, caso necessário. Do elenco, que mais atuou na função é o zagueiro Paulo Miranda, que foi titular no São Paulo.
No clube paulista, o zagueiro assumiu a posição durante a disputa do Brasileirão e da Copa Sul-Americana de 2012, quando o time do Morumbi era comandado por Ney Franco. A experiência deu certo, e ele atuou em 14 partidas, sagrando-se campeão da Copa Sul-Americana, contra o Tigre, da Argentina.
O resultado manteve Paulo Miranda como titular da lateral direita no começo de 2013, ainda com Ney Franco. Mesmo após a saída do treinador, Paulo Autuori e Muricy Ramalho, que dirigiram a equipe na sequência, seguiram a ideia.
Técnico tetracampeão brasileiro, Muricy Ramalho acredita que Paulo Miranda possa dar maior consistência ao lado direito do Grêmio.
—Eu usei o Paulo Miranda nessa função, não como terceiro zagueiro, mas como lateral mesmo, sem responsabilidade de ir pro ataque, até porque não é o forte dele. Com certeza, o Grêmio ficará com uma defesa mais forte. Na subida para o ataque, pode formar uma linha de três, já que ele fica bastante. A marcação é garantida, podendo liberar bastante o Alisson — disse o hoje comentarista do Grupo Globo.
Muricy ressalta ainda que a decisão será do técnico Renato em abrir mão da característica ofensiva por uma maior proteção no setor.
— Ele vai bem nessa posição dessa maneira. Não vai passar o meio-campo. Ou seja, quando o Grêmio passar para o ataque, vai ser mais um zagueiro que lateral — complementa.
Pelo São Paulo, antes de se transferir para o Red Bull Salzburg, da Áustria, o jogador de 31 anos atuou 47 vezes na lateral direita, com 23 vitórias, 10 empates e 14 derrotas, um gol marcado, cinco cartões amarelos e duas expulsões.
O Grêmio ainda não informou sobre como será o processo com Leonardo Gomes, que rompeu o ligamento do joelho direito e ainda aguarda decisão do departamento médico do clube para saber se será ou não submetido à uma cirurgia.