Contratado em março deste ano, vindo por empréstimo do Vasco até o fim da temporada, o lateral-direito Rafael Galhardo recebeu poucas oportunidades desde seu retorno ao Grêmio. No total, foram apenas oito partidas até o momento.
Porém, contra o Athletico-PR, o titular Leonardo Gomes deixou o campo ainda no primeiro tempo com dores no joelho, e sequer viajou para Belo Horizonte, onde a equipe enfrenta o Cruzeiro, pelo Brasileirão. Sem Léo Moura, em recuperação de lesão muscular, Galhardo pode ganhar sequência com Renato Portaluppi.
Dos oito jogos que participou, Galhardo foi titular em sete. Em todos o time era misto ou formado só por reservas, no Gauchão e Brasileirão. A única partida em que entrou, com titulares, foi exatamente na última, na eliminação para o Athletico-PR.
Sua reestreia pelo Grêmio ocorreu contra o Pelotas, pelo Estadual. O lateral teve atuação eficiente, recebendo nota 6 na cotação de GaúchaZH. O jogo seguinte foi no empate com o São Luiz, pela ida das semifinais, em que foi avaliado com nota 6 novamente.
Após isso, Galhardo passou quase quatro meses sem receber chances na equipe. O retorno foi no Gre-Nal do Brasileirão, no Beira-Rio. Foi a primeira de três partidas em que o técnico Renato tentou a utilização do jogador no lado direito do meio-campo, na função que Ramiro desempenhava até a temporada passada.
Entretanto, as atuações não foram boas. Em campo, era nítido que sentia-se deslocado, quase perdido na nova posição. Por isso, no empate contra o Inter, recebeu nota 4, assim como no jogo seguinte, em nova igualdade, diante do CSA. Na última, em derrota para o Flamengo, o camisa 42 marcou o gol do Grêmio, de pênalti, mas não passou de uma nota 5 na avaliação.
Nas chances mais recentes que teve, Galhardo retornou à sua posição de origem. Contra o Athletico-PR, pelo Brasileirão, foi a atuação de mais destaque em 2019. Bem no apoio, deu assistência para o gol da vitória, marcado por Thaciano. Com isso, a cotação lhe deu nota 7. Na sequência, em confronto diante do São Paulo, teve desempenho mais discreto, com nota 6.
Já na derrota e eliminação para o Athletico, na Arena da Baixada, foi a pior partida do atleta desde sua volta ao Grêmio. Entrando ainda no primeiro tempo, na vaga do lesionado Leonardo, Galhardo sofreu na tentativa de marcar o atacante Rony. Foi do seu lado que saiu o cruzamento do camisa 7 atleticano, que encontrou Marco Ruben para marcar 2 a 0. Assim, foi avaliado com nota 3.
Confira alguns números de Galhardo no Grêmio em 2019
8 jogos (7 como titular)
1 gol
1 assistência para gol
4 assistências para finalização
9 desarmes
5 faltas cometidas
7 faltas sofridas
242 passes certos
23 passes errados
3 cruzamentos certos
24 cruzamentos errados
Fonte: Footstats