O Grêmio convive com problemas na lateral direita. Após a lesão de Léo Moura e a cirurgia de Leonardo Gomes, o técnico Renato Portaluppi tem à disposição apenas Rafael Galhardo como nome de origem para o setor — também pode improvisar o zagueiro Paulo Miranda na função. Com uma decisão por vir contra o Flamengo, pelas semifinais da Libertadores, o departamento de futebol já admite a chance de contratar um reforço para o final de 2019.
Em 2017, o Grêmio também se reforçou com atletas por um período curto. Cícero, por exemplo, chegou ao clube através de um contrato de três meses. Acabou renovando ao término da temporada por mais um ano. Com a janela de transferências do futebol europeu fechada, o Tricolor terá de olhar para o mercado interno, caso pretenda contratar um lateral-direito.
Observando as opções disponíveis nas Séries A e B do Brasileirão, GaúchaZH sugere cinco atletas que poderiam ser buscados pelo departamento de futebol gremista para aumentar as opções para a posição no grupo de Renato.
O critério para elaborar a lista levou em consideração o rendimento dos atletas em suas equipes, desempenho nos fundamentos de ataque e defesa — necessários para exercer a função de lateral — e histórico do jogador no futebol brasileiro. Importante salientar que a lista é de nomes disponíveis no mercado. Até o momento, não há qualquer negociação envolvendo a diretoria gremista e os clubes que detém os direitos econômicos dos citados.
Veja cinco laterais que poderiam reforçar o Grêmio
Edilson (Cruzeiro)
Com duas passagens pelo Grêmio, o lateral-direito foi campeão da Libertadores e da Copa do Brasil pela equipe gaúcha. Aos 33 anos e sem clima no Cruzeiro, o atleta realizou seis jogos no Brasileirão. O maior empecilho na negociação é o alto salário do jogador, que deixou o Rio Grande do Sul para atuar em Minas Gerais no começo de 2018.
Chance de contratação: difícil.
Mayke (Palmeiras)
Aos 26 anos, o lateral disputou só duas partidas no Brasileirão. Poderia reforçar a equipe tricolor apenas para a competição nacional, já que disputou a Libertadores pelo clube paulista. A dificuldade seria a negociação com a diretoria do Palmeiras, que dificulta conversas com equipes que são postulantes a títulos na temporada.
Chance de contratação: difícil.
Diogo Matheus (Coritiba)
É o lateral-direito que mais acertou cruzamentos na Série B. Em 15 partidas, são 28 acertos em 98 tentativas. Além disso, o jogador tem três assistências para gols na Série B. Com passagens pela base do Inter, o atleta está emprestado ao Coritiba pelo Ferroviária. Diogo Mateus tem 26 anos.
Chance de contratação: possível.
Norberto (Sport)
Titular do Sport, o lateral de 29 anos vem fazendo uma temporada regular. Na briga pelo acesso à primeira divisão do Brasileirão, o jogador tem contrato até o fim de 2019 com o rubro-negro pernambucano. Norberto tem média de dois desarmes por jogo e um aproveitamento de 20% nos cruzamentos. Em 73 tentativas, acertou 15.
Chance de contratação: possível.
Aderlan (Bragantino)
Lateral-direito do líder isolado da Série B, Aderlan é um dos melhores dribladores da competição. São 16 dribles certos em 15 partidas disputadas. Além disso, tem o segundo melhor desarme da equipe paulista: são 34 certos, com média de 2,3 por jogo. No entanto, seu principal defeito está no cruzamento: sete acertos em 76 tentativas.
Chance de contratação: possível.
Os comentaristas de GaúchaZH, Leonardo Oliveira e Diogo Olivier, avaliaram os nomes acima e avaliaram qual seria o atleta ideal a ser contratado pelo Grêmio.
- Leonardo Oliveira: Edílson seria o nome, pela identificação com o time e, claro, por sua qualidade técnica. Mas há dois impedimentos: o primeiro é que já jogou a Libertadores, e esse lateral-direito emergencial teria de vir para enfrentar o Flamengo. O outro é que está fora de forma, precisaria de inter-temporada para ficar à disposição. Mayke é nome descartado porque o Palmeiras tem como procedimento básico não reforçar os adversários — e hoje o Grêmio é rival no Brasileirão. Quanto aos laterais da Série B, creio que seria um risco pegar um jogador de um segundo escalão e colocá-lo direto numa espinhosa missão de marcar Bruno Henrique. Aderlan e Diogo Matheus são bons nomes, mas para serem lapidados e lançados com calma em 2020. Talvez até possam fazer parte da lista de laterais que o Grêmio precisará comprar para o ano que vem. E o plural não é descuido, não. Com a lesão grave sofrida por Leonardo Gomes, o Grêmio precisa não de um, mas de dois laterais-direitos, já que Galhardo não deu resposta e Léo Moura está perto da aposentadoria.
- Diogo Olivier: Edilson só se for para o ano que vem. Não pode jogar a Libertadores e, no momento, está fora de forma. Mas quer voltar. Em outro ambiente, praticamente a sua casa, pode ser útil. Mayke seria a melhor alternativa, se fosse possível. É jovem ainda. Pintou muito bem no Cruzeiro, como alternativa até para a Seleção. A exemplo de Edilson, não pode disputar Libertadores. Dos jogadores da Série B, Diogo Matheus é uma alternativa de mercado. Chamou a atenção no time do técnico gaúcho Vinícius Munhoz, eliminado do Paulistão nos pênaltis. Naquele time da Ferroviária, este ano, até o goleiro trocava passes. Balão era proibido. Tem uma pancada de fora da área. Mesmo que tenha outra virtudes, Aderlan não é uma boa opção. Tem problemas para acertar os cruzamentos, então, nada feito. Lateral tem de saber cruzar. É o mínimo. Se for para trazer um jogador de 29 anos de nível médio do quarto colocado da Série B, como é o caso de Norberto, melhor buscar um guri da base.