A probabilidade de a Copa do Brasil ser decidida em dois Gre-Nais sacode o Estado. Por volta das 23h30min desta quarta-feira, caso o Grêmio elimine o Athletico-PR e o Inter passe pelo Cruzeiro nas semifinais, os gaúchos estarão frente aos dois clássicos mais importantes da centenária rivalidade entre os maiores clubes do Rio Grande do Sul.
O nome você pode escolher: Gre-Nal do século, do milênio, do Brasil... Mas o certo é que, se confirmados, os dois jogos irão parar o Estado e atrairão olhares não só do país, mas também de toda a América e do Mundo. A inédita decisão mexe até com o governador do Estado, Eduardo Leite (PSDB), torcedor do Brasil-Pel, que ontem pela manhã comentou a possibilidade.
— Torço pelo Gre-Nal como torço pelo meu Xavante na Série B, sustentando sua posição para garantir a permanência na segunda divisão do Campeonato Brasileiro — disse o governador, que ainda completou:
— É interessante para o Estado estar posicionado no cenário nacional com a força de seu futebol. Isso também tem impacto econômico, em turismo e em movimentação de negócios.
Para avaliar os impactos que uma final entre gaúchos traria ao Estado, GZH consultou 10 personalidades ligadas ao Grêmio. Eles foram questionados pela reportagem se desejam ver ou não dois clássicos na decisão da Copa do Brasil. Confira o que eles disseram.
Paulo Roberto "Coelhinho"
Ex-lateral-direito, campeão da América e do Mundo pelo Grêmio
Resposta: Eu quero. Seriam duelos para a história do Estado e do Brasil
"Para todos que trabalham com futebol no Rio Grande do Sul seria importante, uma valorização muito grande. Repercussão enorme no Brasil, uma final inédita com Gre-Nal na Copa do Brasil. Eu gostaria que isso acontecesse. Sabemos que o time que perde Gre-Nal sempre tem pressão grande, principalmente em uma decisão desta magnitude. Mas seria ótimo que os dois chegassem para que tivéssemos essa valorização do Estado. Torço muito por isso, tomara que aconteça".
Jorge Baidek
Ex-zagueiro, campeão da América e do Mundo pelo Grêmio
Resposta: Eu quero. Seriam duelos para a história do Estado e do Brasil
"Seriam dois duelos históricos e torço para que se enfrentem na final. Há uma probabilidade muito grande, apesar de encararem dois adversários fortes. O Cruzeiro melhorou com o Rogério Ceni, mas o Inter tem a vantagem de ter vencido em Belo Horizonte. E o Athletico-PR, apesar da oscilação, é muito perigoso em casa, só que o Grêmio tem condições de manter o padrão que vem apresentando como visitante. Vamos torcer para que sejam dois Gre-Nais para mexer ainda mais com o Brasil, porque é um dos maiores clássicos do mundo."
Nildo
Ex-atacante campeão da América e da Copa do Brasil pelo Grêmio
Resposta: Eu quero. Ganhar deles numa final inédita seria a glória
"Para o futebol brasileiro seria algo épico, espetacular. Para o Rio Grande do Sul, em termos futebolísticos, um Gre-Nal na final da Copa do Brasil seria extraordinário. Ganhar deles (do Inter) em uma decisão histórica como essa teria o mesmo peso de conquistar um título de Mundial de Clubes. Vencer o Inter é bom até em jogo de bolinha de gude."
Luís Carlos Goiano
Ex-volante campeão da América e brasileiro pelo Grêmio
Resposta: Eu quero. Seriam duelos para a história do Estado e do Brasil
"Seria um jogo muito especial. Torço para que aconteça este duelo na final, vai engrandecer muito o Rio Grande do Sul. Por ter vivido por cinco anos aí, sou muito grato pelo convívio que tive com o povo gaúcho. Este clássico engrandeceria o Estado. Minha torcida é para que aconteça. Sei da rivalidade que existe, sempre respeitei o rival. O Inter também sempre respeitou o Grêmio. Seria bom para as duas equipes. Tem de existir um vencedor, mas só de as duas equipes estarem fazendo a final de um campeonato tão importante, já tem de se sentir vencedor."
Flávio Obino
Ex-presidente do Grêmio
Resposta: Eu quero. Seriam duelos para a história do Estado e do Brasil
"Seria um clássico muito especial para o futebol no Estado e no país. Claro que Gre-Nal sempre vale um campeonato à parte. No meu caso, que já acompanho esta rivalidade de perto faz mais de 60 anos, pude vivenciar uma história muito bonita. Ter a chance de ganhar o primeiro título nacional em cima do rival, em um campeonato com o tamanho da Copa do Brasil, seria um momento singular para o Grêmio."
Danrlei
Ex-goleiro, campeão da América e brasileiro pelo Grêmio
Resposta: Eu quero. Ganhar deles numa final inédita seria a glória
"Quero que tenha Gre-Nal para que o Grêmio conquiste o título. É sempre bom ser campeão. E ganhar uma Copa do Brasil em cima do maior rival seria melhor ainda. O que importa é dentro de campo. Ver o Tricolor adicionando mais um título nacional no currículo. Claro que para o Estado também seria bom, mas para o clube não muda nada. Não importa contra quem fosse a final, o estádio estaria lotado e o clube também iria faturar alto com premiações e sócios."
Cacalo
Ex-presidente e vice de futebol campeão da América e brasileiro pelo Grêmio
Resposta: Eu quero. Ganhar deles numa final inédita seria a glória
"Ter Gre-Nal ou não é indiferente. Quem quer ser campeão não pode escolher adversário. Claro que tem a rivalidade, que gera dificuldade. Mas, neste momento, mantendo os pés na realidade, vejo que é mais difícil enfrentar o Flamengo na Libertadores do que o Inter na Copa do Brasil. Não que o Inter seja ruim, faz ótima campanha. Mas o Flamengo vive um momento extraordinário. Mas se tiver de ter Gre-Nal, claro que teria sabor especial ganhar um título em cima do maior rival. Só que qualquer jogo contra o Inter é difícil, um clássico equipara tudo."
Duda Garbi
Torcedor gremista e comunicador do Grupo RBS
Resposta: Não quero. Jamais torço para eles, ainda mais em uma semifinal
"Não quero Gre-Nal. Em termos de longo prazo, pensando em Libertadores, que é um título mais relevante do que a Copa do Brasil, isso poderia abalar o time. Vamos lembrar que a semifinal contra o Flamengo começa após uma final de Copa do Brasil. Como Gre-Nal é 50/50 e não vejo favorito, poderiam ser dois problemas. E, claro, não quero que o Inter passe porque não torço para eles. Mas, se tiver de jogar, vamos jogar. O Grêmio tem total condição de ganhar, tenho zero medo do Inter."
Valdir Espinosa
Técnico campeão da América e do Mundo pelo Grêmio
Resposta: Eu quero. Seriam duelos para a história do Estado e do Brasil
"Penso que todo mundo quer este Gre-Nal. No ano passado, quando surgiu a chance de ter Boca e River na final da Libertadores, todos que conhecem futebol e rivalidade queriam ver este clássico. Para quem sabe o que é a rivalidade entre Grêmio e Inter e o que representaria este clássico, seria fantástico. Principalmente pelo momento histórico. Independentemente do que ocorrer no campo, temos de dar exemplo nas arquibancadas. Mostrar que gremistas e colorados podem ter boa convivência. Já demos este exemplo para o mundo inteiro com a torcida mista."
Raul Régis de Freitas Lima
Ex-vice de futebol e ex-presidente do Conselho Deliberativo do Grêmio
Resposta: Eu quero. Seriam duelos para a história do Estado e do Brasil
"Tem grande chance de ocorrer o Gre-Nal. Claro que para todos nós seria algo empolgante. Para o Estado, ter Grêmio e Inter disputando um título de Copa do Brasil, seria uma coisa muito boa. É um clássico sem prognóstico, que depende do preparo dos jogadores e de diversos detalhes. Mas ainda não chegamos lá ainda. Se isso se confirmar, será maravilhoso, um fato inédito. Digno de causar inveja para o restante do país."