O Grêmio enfrenta o São Paulo neste sábado pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro, mas o técnico Renato Portaluppi já trabalha o grupo pensando no duelo de quarta-feira, em Curitiba, pela semifinal da Copa do Brasil, contra o Athletico-PR. Na sexta-feira (30), Maicon voltou a treinar depois de ficar afastado devido a dores na panturrilha direita, que o tiraram ainda no primeiro tempo do jogo contra o Palmeiras, na terça-feira passada, pela Libertadores. O volante, porém, fez trabalhos físicos e exercícios de fisioterapia separado dos demais atletas do elenco gremista.
Caso ele não possa atuar na Arena da Baixada, o comandante tricolor tem quatro opções para escalar ao lado de Matheus Henrique: Rômulo, Michel, Thaciano e Darlan. O primeiro é o favorito a ganhar a vaga, já que foi ele o escolhido para ingressar no confronto no Pacaembu, que colocou o Grêmio nas semifinais do torneio continental. O fato de o time gaúcho ter a vantagem no confronto, por ter vencido por 2 a 0 na Arena, pesa a favor do atleta que está emprestado pelo Flamengo.
— Eu manteria o Rômulo, já que o Michel está voltando de lesão. Pesa a favor dele as características defensivas, como a marcação forte — destaca o ex-volante Dinho, multicampeão pelo clube na década de 1990.
Após a vitória diante do Palmeiras, na terça passada, Renato explicou por que escolheu Rômulo para entrar no lugar de Maicon. Segundo ele, a qualidade do jogador na bola aérea foi fundamental para que tenha sido utilizado.
— Como já estávamos com a vantagem, sabíamos que o Palmeiras jogaria muito dessa forma. Durante a partida, ele tirou várias bolas dessa forma — ressaltou o comandante tricolor.
Foi de cabeça, inclusive, que Rômulo fez seu único gol com a camisa gremista em 23 jogos, no empate em 1 a 1 com o Avaí, pela segunda rodada do Brasileirão, em 1º de maio. Além disso, ele tem uma assistência, 24 desarmes e três cartões amarelos nos 1.464 minutos em que esteve em campo pelo time azul, preto e branco.
O volante, contudo, não goza de tanto prestígio com a torcida. Mas, para o momento decisivo do Grêmio nas copas, uma virtude de Rômulo pouco percebida até então chama atenção internamente no clube: a capacidade de atuar bem nos chamados "jogos grandes".
— O Rômulo é um atleta que não treme. É um jogador que cresce em partidas importantes — avalia o vice de futebol Duda Kroeff.
A escolha de China, volante campeão mundial pelo Grêmio, também seria por Rômulo. Ele entende que a partida contra o Athletico-PR, na Arena da Baixada, será semelhante ao momento do jogo em que o jogador entrou contra o Palmeiras, no qual o Grêmio tinha a vantagem e o adversário precisava atacar.
— Muita gente duvidava dele e ele entrou num momento difícil da partida e foi bem. Acredito que vai ser muito parecido contra o Athletico-PR, por isso vejo ele como a melhor alternativa — diz o ex-jogador.
Como o Grêmio tem a vantagem de poder perder por um gol de diferença, China pondera que não é hora de arriscar com Michel, que está voltando de lesão, tampouco escalar jogadores mais ofensivos, como Thaciano e Darlan. O ex-volante tricolor também defende a preservação de Maicon, que será fundamental na sequência da temporada gremista:
— É com dar essa pausa para ele, ainda mais porque ele não será primordial nesse jogo. Se fosse o Kannemann ou o Geromel, até seria de se pensar, porque são zagueiros e o Grêmio será bastante atacado.
E, no que depender de Rômulo, a oportunidade em mais um duelo decisivo, de mata-mata, será bem aproveitada:
— Nesses jogos, a concentração é sempre muito maior. A gente sempre dá um algo a mais.
Números das opções de Renato em 2019:
Rômulo
- 23 jogos
- 1.464 minutos em campo
- 1 gol
- 1 assistência
- 24 desarmes
- 3 cartões amarelos
Michel
- 24 jogos
- 1.877 minutos em campo
- Nenhum gol
- 1 assistência
- 56 desarmes
- 4 cartões amarelos
Thaciano
- 23 jogos
- 1.351 minutos em campo
- 4 gols
- 4 assistências
- 32 desarmes
- 5 cartões amarelos
Darlan
- 9 jogos
- 392 minutos
- Nenhum gol
- Nenhuma assistência
- 8 desarmes
- Nenhum cartão