O volante Maicon foi a grande novidade do treino do Grêmio realizado na manhã desta sexta-feira (30), no CT do Corinthians. Em recuperação de lesão na panturrilha direita, o jogador retornou às atividades, fez trabalhos físicos e exercícios de fisioterapia separado dos demais. O meio-campista corre contra o tempo para poder atuar no jogo decisivo contra o Athletico-PR, na quarta, em Curitiba, pela Copa do Brasil.
A presença de Maicon no treino chama atenção, porque o volante havia sido ausência na atividade de quinta, quando permaneceu no hotel realizando tratamento médico. A ida do jogador ao trabalho desta sexta pode ser um indicativo de uma evolução na sua recuperação. No entanto, ainda há pessimismo na concentração gremista quanto a sua utilização em Curitiba. Caso ele não possa atuar contra os paranaenses, Rômulo deve ser o titular ao lado de Matheus Henrique.
O trabalho desta sexta, no CT do Corinthians, foi realizado, em sua maior parte, com portões fechados. Na atividade, o técnico Renato Portaluppi definiu a equipe que jogará contra o São Paulo, no sábado, no Morumbi, pelo Brasileirão. A escalação é mantida em segredo pelo treinador. É certo, porém, que o time será reserva, pois os titulares serão preservados para a partida contra o Athletico-PR.
Suspenso na Copa do Brasil, o atacante Everton pode ser a grande atração na equipe. O volante Michel, recuperado de lesão no joelho esquerdo, também tem boas chances de ser escalado como titular. O meio-campista não inicia uma partida há dois meses e meio, desde a vitória sobre o Botafogo, por 1 a 0, no Rio de Janeiro, no dia 13 de junho.
O provável time do Grêmio para o confronto com os são-paulinos tem: Julio César, Galhardo, Paulo Miranda, David Braz e Juninho Capixaba; Michel e Darlan; Thaciano, Luan e Everton; Diego Tardelli.
Não está descartado, porém, que Renato escale uma equipe mais ofensiva, com Thaciano atuando de forma mais recuada, como volante, ao lado de Michel ou Darlan. Neste caso, Luciano ganharia uma oportunidade no ataque, juntamente com Luan, Everton e Diego Tardelli.
São Paulo e Grêmio enfrentam-se no sábado, às 11h, em jogo válido pela 17ª rodada do Brasileirão.