A lateral esquerda é o principal problema do Grêmio para o primeiro de uma série de três jogos contra o Palmeiras. No jogo deste sábado (17), na Arena, pelo Brasileirão, o time gremista será reserva. Como Juninho Capixaba está suspenso, o técnico Renato Portaluppi pode ter que improvisar no setor.
O treinador tem três alternativas para a posição. Se não quiser improvisar, poderá escalar Bruno Cortez, mesmo que o jogo ocorra a três dias da partida de ida contra o próprio Palmeiras, na terça-feira, pelas quartas de final da Libertadores. Seria a única maneira de utilizar alguém da função. No entanto, o receio de causar desgaste físico no titular da função pode pesar contra esta ideia.
Caso decida improvisar no setor, Renato pode escalar o volante Darlan na posição, com Rômulo formando a dupla de volantes com Thaciano. Já a terceira possibilidade seria colocar o lateral-direito Galhardo, que vem atuando como meia-direita. Porém, nesta hipótese, Thaciano teria de atuar de forma mais ofensiva, com Rômulo igualmente entrando no meio-campo.
A possibilidade de promover um lateral-esquerdo da base para o jogo está praticamente descartada. Primeiro porque Renato costuma ser cauteloso ao lançar jovens. Em segundo lugar, porque o "primeiro da fila" na função, o garoto Kazu, está lesionado. Já o seu substituto no time de aspirantes, Jefferson, 19 anos, jamais teve o seu aproveitamento cogitado no time principal.
Confira as três possíveis escalações do Grêmio para o jogo contra o Palmeiras, no sábado (17):
Com Cortez: Júlio César; Léo Moura, Paulo Miranda, David Braz e Cortez; Darlan e Thaciano; Galhardo, Luan e Pepê; Diego Tardelli.
Com Darlan na lateral esquerda: Júlio César; Léo Moura, Paulo Miranda, David Braz e Darlan; Rômulo e Thaciano; Galhardo, Luan e Pepê; Diego Tardelli.
Com Galhardo na lateral esquerda: Júlio César; Léo Moura, Paulo Miranda, David Braz e Galhardo; Rômulo e Darlan; Thaciano, Luan e Pepê; Diego Tardelli.