Matheus Henrique não fez nenhum dos gols da vitória do Grêmio sobre o Athletico-PR, pelo jogo de ida da semifinal da Copa do Brasil. Tampouco deu assistência para que um companheiro marcasse. No entanto, os números comprovam que o volante ditou o ritmo da partida com posse de bola e troca de passes. Por isso, foi eleito o melhor em campo pelo voto popular, via Twitter da Copa do Brasil, e por unanimidade pela equipe de esportes da Rádio Gaúcha.
— É uma gratificação sem palavras. Meu primeiro prêmio de melhor da partida na Copa do Brasil, um campeonato desse tamanho... Isso só me motiva cada dia mais a entrar em campo, dar meu melhor, orgulhar esta torcida, minha família e principalmente o nosso grupo — declarou o jovem de 21 anos.
Posicionamento
Inicialmente posicionado como um volante pela direita, Matheus Henrique não se limitou a um setor apenas do campo. O mapa de calor da Footstats evidencia que o jogador se movimentou por toda a faixa central, trocando passes com atletas de diferentes posições, distribuindo o jogo gremista. O lance que sintetiza seu papel foi o primeiro gol, marcado por André. Ele quem recebeu a bola de Jean Pyerre e carregou até a entrada da área, escorando para Everton. O atacante então cruzou na cabeça do centroavante, que abriu o placar.
Passes certos
Nenhum atleta tricolor trocou mais passes de que Matheus Henrique durante a noite desta quarta-feira (14). Ao todo, foram 58 passes certos e apenas cinco errados, com um aproveitamento de 92%. Logo atrás dele aparece o experiente Maicon, com sete passes a menos.
No Athletico-PR, porém, há jogadores que acertaram mais passes: Bruno Guimarães, com 72, e Léo Pereira, com 62.
Posse de bola
Curiosamente, o Grêmio não terminou a partida com maior de posse de bola. Depois de encerrar o primeiro tempo com 52,3%, o Tricolor diminuiu seu ímpeto após o intervalo e acabou o jogo com 48,9% de posse. Deste número total, Matheus Henrique esteve com a bola em 11,8% do tempo — pouco à frente de Alisson, que teve a bola em 11,25%.
Mais uma vez, só o atleticano Bruno Guimarães superou o volante gremista neste quesito, com 14,9% de posse de bola. Ainda assim, como se viu, não teve tanta influência sobre o jogo, limitando-se mais a ocupar o lado esquerdo do meio-campo paranaense.