O Grêmio fez o dever de casa na noite desta quarta-feira (14). Na Arena, o Tricolor venceu o Athletico-PR por 2 a 0, no primeiro jogo das semifinais da Copa do Brasil, e leva boa vantagem para a volta, no dia 4 de setembro, na Arena da Baixada. Após o confronto, Renato Portaluppi aprovou a postura de seu time em campo e amenizou o favoritismo no segundo confronto, em Curitiba.
— Acima de tudo, foi uma grande apresentação do Grêmio e do futebol que encantou o Brasil todo. Mais do que nunca, o Grêmio voltou a encantar. Nós enfrentamos uma grande equipe, bem armada pelo Tiago. Mas praticamente dominamos o jogo, fizemos os gols e tivemos chances de ampliar — analisou. — Mas não tem nada decidido, o Athletico é muito forte em casa. Nossa vantagem dá certa tranquilidade, mas sabemos da força deles — completou.
Renato ainda falou sobre a boa fase de André, que segue balançando as redes pelo Grêmio. Segundo o técnico, o momento do centroavante não impressiona.
— Eu sempre disse: "Quem conhece os jogadores é o treinador". Ele (o técnico) sabe o que pode tirar do jogador e apresentar na partida. Acho que algumas pessoas no Rio Grande do Sul, de vez em quando, pegam muito pesado. O André foi uma grande contratação do Grêmio. Jogou muito bem hoje — finalizou.
Com compromisso pelo Brasileirão, contra o Palmeiras, às 21h de sábado (17), nada de folga para o elenco gremista. Às 15h desta quinta-feira (15), o Grêmio se reapresenta no CT Luiz Carvalho e já começa preparação para o confronto do final de semana.
Confira trechos da coletiva de Renato:
Sobre o jogo
Eu acho que, acima de tudo, foi uma grande apresentação do Grêmio e do futebol que encantou o Brasil todo. Mais do que nunca o Grêmio voltou a encantar. Nós enfrentamos uma grande equipe, bem armada pelo Tiago. Mas praticamente dominamos o jogo, fizemos os gols e tivemos chances de ampliar. Só que não tem nada decidido, tem muito coisa pela frente. O Athletico é muito forte na casa deles. A nossa vantagem dá uma certa tranquilidade, mas sabemos da força deles.
Sobre André no jogo
Eu sempre disse: "Quem conhece os jogadores é o treinador". Ele sabe o que pode tirar do jogador e apresentar na partida. Acho que algumas pessoas no Rio Grande do Sul, de vez enquanto, pegam muito pesado com o jogador. O André foi uma grande contratação do Grêmio. Jogou muito bem hoje. Mas isso não quer dizer que o jogador no banco não é um grande jogador e não vai nos ajudar, é o caso do Tardelli e do Luan.
Sobre a possível convocação de Everton
A minha opinião continua a mesma, tem que ter o bom senso. E o bom sendo é não convocar nenhum jogador que está nessas competições importantes. Mas é um problema CBF e Grêmio, eu tô dando simplesmente a minha opinião. Acho que o Cebolinha tem que ficar aqui com a gente, mesmo fora do próximo jogo, treinando e trabalhando.
Sobre o Grêmio voltar a jogar bem
O problema é que vocês estão muito exigentes. Se tem uma equipe que joga bonito é o Grêmio, que busca a vitória o tempo todo é o Grêmio. O Grêmio não vem jogando mal. Se o Grêmio tá em três competições e mal, o que dizer dos outros que estão em apenas uma competição?
Sobre o Matheus Henrique
Eu sou muito fã dele e do Jean Pyerre. Falei para ele: "Te prepara que vou te dar a camisa e você não vai sair mais da equipe". Ele tem uma cabeça muito boa, é dedicado. Ele pode ter surpreendido uma ou duas pessoas hoje, mas a mim não. Eu conheço os meus jogadores. Ele vem jogando muito bem, mas o Arthur tem um nível muito alto. E quem ganha com isso é o Grêmio.
Sobre o gol do Jean Pyerre
A gente treina bastante. Quando a gente fecha os portões, nós treinamos e não ficamos de conversinha. Ele é um jogador que bate bem falta, o Matheus e o Maicon também. Quando teve essa falta, eu disse para o Alisson deixar o Jean bater porque ele bate bem e treina muito.
Sobre ser enredo de escola de samba de Porto Alegre
Eu fiquei muito honrado e feliz. Vou conversar mais um pouco com essas pessoas, mas minha cabeça está focado no Grêmio. Ainda tem tempo, é no ano que vem. Mas fiquei muito feliz e honrado.