O Grêmio trouxe, recentemente, dois jovens para compor os elencos de base do clube. Os atacantes Fabrício, 18 anos, e Mateusinho, 20, vieram para atuar, respectivamente, pelas equipes sub-20 e de transição. As referências sobre os jovens são boas.
Vindo do Brasil-Pel por empréstimo até janeiro de 2020 — com opção de compra ao fim deste período —, Fabrício estava entre os profissionais do Xavante. Nesta temporada, em que estreou pelo time de cima, o jogador entrou em campo em seis oportunidades, entre o Gauchão e a Série B.
— É um jogador agudo, com força e velocidade pela posição que joga. Tem uma característica muito interessante nesse futebol atual, que é o um contra um. Jogador jovem que, indo para o Grêmio, com estrutura maior, acho que é uma aposta que tem tudo para dar certo — afirma Paulo Roberto Santos, técnico que promoveu a estreia de Fabrício no time profissional do Brasil-Pel, em jogo contra o Aimoré no Gauchão deste ano.
Conforme o treinador, a posição de origem de Fabrício é pelo lado direito, mas que pode exercer a função de centroavante, com mais mobilidade. Ele acredita que o jovem possa ter continuidade no Grêmio.
— Acho que primeiro deve ser observado no sub-20, tem plenas condições de sair bem e ser aproveitado no profissional. É um jogador com experiência no elenco de profissionais do Brasil. É uma aposta com grande possibilidade de dar certo — avalia Paulo Roberto Santos.
Jovem com potencial
Aos 20 anos, Mateusinho veio para o Grêmio por empréstimo do Guarani até dezembro deste ano. O time gaúcho pode exercer a compra do atacante no final do vínculo.
Na temporada, o jogador teve destaque na Copa São Paulo de Futebol Júnior, marcando seis gols, sendo vice-artilheiro do torneio. Em seguida, foi integrado ao elenco principal do Guarani, onde realizou 14 partidas, entre Paulistão e Série B, anotando dois gols.
— É aquele atacante de beirada, que joga com o pé contrário, é um canhoto que joga pela direita. Finaliza bem de média e longa distância, bom no um contra um ofensivo e tem bom domínio de bola — comenta Vinícius Eutrópio, treinador que deu as primeiras oportunidades a Mateusinho como titular do Guarani.
Inicialmente, o atacante chega para atuar pelo time de transição do Grêmio. Na última quinta-feira (11), inclusive, estreou no Brasileirão de Aspirantes. Entrando no segundo tempo da partida contra o Vitória, marcou o último gol do triunfo por 4 a 2. Apesar de jovem, Mateusinho é elogiado por "saber ouvir".
— Claro, ainda é um garoto, tem muito a evoluir, mas ouve bem, presta atenção em tudo, pergunta sempre o que precisa melhorar, é atento a todos os detalhes — destaca Eutrópio.
Natural de São Paulo, o jogador passou pelas categorias de base da Portuguesa antes de chegar ao Guarani. Agora, tem, pelo menos, até o final do ano para permanecer no Grêmio e dar continuidade no clube.
— É um jovem em progressão, a cada jogo e a cada treino foi evoluindo. Até o final do ano, acho pouco tempo, tem período de adaptação, mas acredito que sim (pode permanecer), se ele der resposta e as pessoas enxergarem nele o potencial de progressão, e ele demonstrar isso, pode não demonstrar em cinco, seis meses, mas que em um, dois anos, vai chegar ao nível que o Grêmio deseja. Claro, se for mais rápido, melhor para ele e para o Grêmio — conclui Vinícius Eutrópio.