Adversário do Grêmio na semifinal da Copa do Brasil, o Athletico-PR vive uma montanha russa na temporada em relação ao desempenho dentro e fora de casa. Na Arena da Baixada, o time treinado pelo gaúcho Tiago Nunes tem 84,8% de aproveitamento. Fora, porém, o time conseguiu apenas 9,09% dos pontos disputados.
Apesar de ter conseguido a classificação nas quartas de final da Copa do Brasil diante do Flamengo no Maracanã, o Athletico-PR ainda não venceu fora de casa com seu time principal neste ano – disputou o Campeonato Paranaense com equipe sub-23. Ao todo, foram 11 compromissos como visitante, com oito derrotas e três empates. Na Libertadores, por exemplo, o Furacão perdeu os três jogos que fez fora da Arena da Baixada. No Brasileirão, a equipe tem apenas um ponto somado longe de Curitiba.
Quase imbatível em casa
Se fora de casa o Athletico-PR ainda não venceu, na Arena da Baixada o time de Tiago Nunes consegue ser eficiente, além de apresentar bom futebol. Nos 11 jogos que fez em casa no ano, o time obteve nove vitórias, empatou uma vez e sofreu apenas uma derrota – para o Corinthians, em jogo do Brasileirão que poupou titulares.
Dentro de sua casa, o Athletico-PR conseguiu golear o Boca Juniors por 3 a 0 na Libertadores e também venceu o atual campeão da América, River Plate, por 1 a 0, na Recopa Sul-Americana. Na Copa do Brasil foram dois jogos — vitória de 1 a 0 sobre o Fortaleza e empate por 1 a 1 com o Flamengo.
Os destaques
Marco Ruben
Um jogador que deverá preocupar a dupla de zaga gremista Geromel e Kannemann é o centroavante Marco Ruben. O argentino, de 32 anos, é o goleador do Athletico-PR, com 9 gols na temporada. Seis desses gols foram marcados na Libertadores, onde ele é artilheiro.
Rony
Além de Marco Ruben, outro jogador do setor ofensivo do Furacão que vai merecer atenção do Grêmio é Rony. O veloz atacante, de 24 anos, fez contra o Flamengo o seu quarto gol no ano e é sempre uma forte arma para as jogadas de contra-ataque do Athletico-PR.
Bruno Guimarães
O meio-campista Bruno Guimarães pode ser considerado o ponto de equilíbrio desse time do Athletico-PR. Com grande qualidade técnica, o jovem de 21 anos costuma ser o principal passador da equipe. Controlar Bruno Guimarães é um ponto chave para o Grêmio também conter a equipe de Tiago Nunes.
Léo Pereira
É uma das grandes promessas do Athletico-PR. Além de bom defensivamente, o zagueiro é peça importante na saída de bola da equipe paranaense. O jogador ainda é uma forte arma na bola aérea ofensiva do Furacão.
Athletico-PR dentro de casa
11 jogos – 9 vitórias,1 empate e 1 derrota
Aproveitamento: 84,84%
Fora de casa
11 jogos: 8 derrotas e três empates
Aproveitamento: 9, 09%
Os números do artilheiro Marco Ruben
Libertadores: 6 gols (6 jogos)
Brasileirão: 1 gol (6 jogos)
Copa do Brasil: 1 gol (4 jogos)
Recopa Sul-Americana: 1 gol (2 jogos)