O Grêmio analisa o mercado para buscar mais opções para Renato Portaluppi. Um dos setores que pode ser reforçado é o meio-campo. Ciente da grande quantidade de partidas nos próximos meses e da necessidade de preservação de Maicon, além das convocações de Matheus Henrique para a seleção visando o projeto olímpico, um volante é pensado. E um dos nomes conhece bem a camisa tricolor: Rafael Carioca, 30 anos.
O jogador foi revelado para o futebol profissional pelo próprio clube, em 2008, quando conquistou o vice do Campeonato Brasileiro. Após a campanha, foi negociado com o Spartak Moscou e rodou por Vasco, Atlético-MG e, desde 2017, está no Tigres do México, vendido por mais U$S 6 milhões.
A liberação de Rafael Carioca sem custos ao Grêmio seria complicada. O atleta ainda tem mais um ano de contrato com a equipe mexicana, com a possibilidade de ampliação por mais uma temporada. O diretor de futebol tricolor, Alberto Guerra, confirmou contatos pelo volante, mas garante que as tratativas não avançaram:
— Foi tentado há bastante tempo.
O Grêmio aguarda uma alteração no panorama para fazer uma nova investida. Após o vice-campeonato mexicano na última temporada, o Tigres está em preparação para iniciar a nova competição e, por enquanto, conta com Rafael Carioca como uma de suas apostas para esse período.