Depois de conquistar a confiança de Tite com gols e boas atuações, Everton assumir a titularidade na Seleção Brasileira. Acostumado a cair pelo lado esquerdo do ataque, Cebolinha terá pela frente um rival bem conhecido na próxima quinta-feira (27), quando o Brasil encarar o Paraguai, pelas quartas de final da Copa América: Iván Piris, lateral-direito do Libertad. Este será o terceiro duelo entre eles, que poderão se enfrentar mais duas vezes até o final do ano.
Muito antes de Everton chegar ao Grêmio, quando ainda era apenas um adolescente de 15 anos no interior do Ceará, Piris — sete anos mais velho do que o Cebolinha — desembarcava no São Paulo vindo do Cerro Porteño. O lateral passou dois anos no Morumbi (2011 e 2012) e disputou pouco mais de 40 jogos.
— Era o "marcador do Neymar". Tinha ido bem na Libertadores, mas, pelo São Paulo, o Neymar adorava deitar e rolar em cima dele. Foi titular por um período com o Emerson Leão, mas depois perdeu espaço e o Paulo Miranda acabou sendo improvisado na lateral direita. Não teve uma passagem boa. Super discreta — relembra Arnaldo Ribeiro, comentarista da ESPN.
Após passar por quatro países e seis clubes diferentes (Roma, Sporting, Udinese, Monterrey, León e Newell's Old Boys), Piris retornou ao Paraguai em janeiro, aos 30 anos, para defender o Libertad. Foi aí que o caminho dos dois se cruzou, no dia 12 de março, na Arena do Grêmio — mesmo palco da partida desta quinta.
Na ocasião, dá para dizer que o paraguaio foi melhor sucedido. Além de ver sua equipe sair vitoriosa por 1 a 0, pela segunda rodada da fase de grupos da Libertadores, anulou o atacante gremista: Everton teve apenas uma finalização, já na metade do segundo tempo, de fora da área e por cima do travessão.
No reencontro entre os dois, em Assunção, no dia 23 de abril, Everton foi mais feliz. Infernizou a vida do paraguaio e marcou os gols da vitória tricolor por 2 a 0. No primeiro gol, entortou o lateral dentro da área e bateu por cima do goleiro Martín Silva. No segundo, dividiu a bola com Piris antes de chutá-la para o fundo das redes.
Everton e Piris poderão se reencontrar pelas oitavas de final da Libertadores, quando Grêmio e Libertad se enfrentarão mais duas vezes. O jogo de ida está agendado para o dia 25 de junho, em Porto Alegre. A volta ocorre no dia 1º de agosto, em Assunção. Para que isso aconteça, o Cebolinha não poderá deixar o Tricolor nesta janela de transferências.