O Grêmio se reapresentou na tarde de segunda-feira (24) para o período de intertemporada. E uma cara nova, em especial, chamou atenção: o meia-atacante Guilherme Azevedo, 18 anos. Ele foi recém promovido ao grupo profissional pelo técnico Renato Portaluppi e até mesmo confundiu a imprensa, que tentava identificá-lo em meio aos outros 28 atletas que trabalharam no gramado do Hotel Vila Ventura, em Viamão, onde a delegação passará 10 dias se preparando para a retornadas das competições de clubes.
De contrato renovado com o Grêmio até 2024 e multa rescisória de R$ 360 milhões, o garoto é tratado como joia. Canhoto, que atua preferencialmente pelo lado direito do ataque, ele foi até chamado por Tite para treinar com a Seleção Brasileira na Granja Comary, em maio deste ano, enquanto a equipe se preparava para a disputa da Copa América.
— É um atleta que, pelas características, e por aquilo que demonstrou nas divisões de base do clube, está credenciado para estar, hoje, no profissional — afirmou o diretor-executivo do clube, Klauss Câmara.
Conforme o dirigente, o garoto seguirá sendo acompanhado de perto, porque ainda está em processo de formação. Nesta etapa, ele passará por um período de avaliação da comissão técnica da equipe principal.
— É um jogador com grande potencial, que vai ser avaliado agora no time profissional para definirmos o futuro dele. Aí é com o Renato, que tem um trabalho de gestão muito bom — salientou Câmara.
O próprio treinador destacou, ainda antes da pausa para o torneio entre seleções, que gostaria de contar com Guilherme Azevedo no grupo profissional. Segundo o comandante, ele só não foi alçado ao elenco principal mais cedo por questões contratuais.
— Vi o Guilherme treinando com o profissional, vi nos treinamentos e era para trazer ele há uns dois meses. Era a minha intenção, mas fui aconselhado pela direção a esperar, pois estava discutindo o contrato. Deixamos ele um pouco mais lá na categoria de base, mas sabendo que iríamos trazê-lo para o elenco — disse Renato no início de junho.
A outra novidade na reapresentação gremista foi o zagueiro David Braz, contratado junto ao Santos. Ainda que não tenha sido apresentado de forma oficial pelo Tricolor, que aguarda a abertura da janela de transferências internacionais, o jogador trabalhou normalmente com o restante do elenco.
— Já deu para ver que é um cara bom de grupo. Já conhece bastante o pessoal, jogou com alguns jogadores. E nosso grupo é assim, a receptividade é muito boa. Ele vai se dar muito bem e nos ajudar — ressaltou Matheus Henrique em entrevista na tarde de segunda-feira.
Neste início de trabalhos, o foco está no recondicionamento dos atletas. Sob o comando do preparador físico Rogério Dias, o plantel tricolor realizou apenas atividades regenerativas e corridas em volta do campo. Renato Portaluppi apareceu no gramado apenas na parte final da atividade e ficou somente conversando com os dirigentes do clube.
Lesionados antes da parada para a Copa América, Bruno Cortez, Kannemann, Luan e Paulo Miranda participaram normalmente do treinamento. Três jogadores também estavam no Hotel Vila Ventura, mas não foram a campo: os zagueiros Rodrigues, Marcelo Oliveira e Gabriel. Eles completam a lista de 32 atletas que se reapresentam na segunda, mas ficaram apenas na academia.
O primeiro, está gripado. Oliveira, que rompeu três ligamentos do joelho direito durante o Campeonato Gaúcho, não deve voltar a jogar neste ano. Já Gabriel não participa de uma partida oficial há mais de cinco anos, devido a uma série de lesões e uma cirurgia malsucedida no joelho ainda em 2013.
O meia Walter Montoya também participou da atividade. Ainda que esteja negociando a sua saída para o Racing, da Argentina, o jogador está emprestado ao Grêmio até o final do ano e seguirá trabalhando com os demais atletas até que a sua situação seja definida.
As únicas ausências foram de Everton, que está com a Seleção Brasileira, e do goleiro Brenno, 20 anos, chamado por Tite para os treinamentos enquanto o Brasil estiver em Porto Alegre.
No mais, esse é o elenco gremista que irá encarar no segundo semestre Brasileirão, Copa do Brasil e Libertadores. Como o clube afirma que não deverá fazer novas contratações — a não ser que algum atleta seja negociado —, mas também garante não ter recebido propostas, será com esses jogadores que Renato tentará fazer o time decolar de vez na temporada.
Jogadores que se reapresentaram
Goleiros
Julio César, Paulo Victor e Phelipe Megiolaro
Zagueiros
David Braz, Gabriel, Geromel, Kannemann, Paulo Miranda e Rodrigues
Laterais
Bruno Cortez, Juninho Capixaba, Leonardo Gomes, Léo Moura, Marcelo Oliveira e Rafael Galhardo
Volantes
Darlan, Maicon, Matheus Henrique, Michel e Rômulo
Meias
Jean Pyerre, Luan, Montoya, Patrick e Thaciano
Atacantes
Alisson, André, Diego Tardelli, Felipe Vizeu, Guilherme Azevedo, Pepê e Vico