O Grêmio pode perder um jogador durante a pausa para a Copa América. Trata-se do meio-campista Walter Montoya, 25 anos, que chegou ao clube em janeiro deste ano por empréstimo junto ao Cruz Azul, do México, com o qual o argentino tem contrato até dezembro de 2020. O destino deve ser o Racing, de Avellaneda.
— Por aqui, está se falando muito sobre essa possibilidade. Mas, por enquanto, são só rumores. A informação que temos é de que Montoya está pressionando o Grêmio para sair. O técnico Eduardo Coudet teria até mesmo chamado o jogador para conversar, tentando convencê-lo a vir para o Racing — relata o jornalista Matías Gagliardi, que acompanha o clube para o portal La Voz del Fútbol, de Avellaneda.
Foi com Coudet que Montoya se destacou na temporada 2016, inclusive, eliminando o Grêmio nas oitavas de final da Libertadores. Depois, rumou para a Europa, onde atuou em sete partidas com a camisa do Sevilla, da Espanha. No final de 2017, foi contratado pelo Cruz Azul, do México. Por lá, foi a campo 26 vezes e marcou apenas um gol. No Tricolor gaúcho, foram 12 jogos e dois gols.
— Não estou sabendo de nada. Não recebemos nada. A gente sempre conversa e ouve qualquer proposta, mas a intenção é ficar com ele até o fim — disse o vice-presidente de futebol do Grêmio, Duda Kroeff.
O empresário Daniel Luzzi, representante do atleta na Argentina, também garante não ter recebido nenhum contato:
— Não há nada.
Porém, o jogador está insatisfeito por não ser escalado com frequência por Renato Portaluppi. Além disso, tem sido utilizado pelo treinador aberto pela direita, ainda que tenha revelado em entrevista recente que prefere atuar centralizado, seja na posição de Jean Pyerre ou na dos volantes Maicon e Matheus Henrique.
— O próprio jogador disse que não quer seguir no Grêmio, então a tendência é de que venha para o Racing. O clube já contratou dois jogadores para o meio (Matías Rojas e David Barbona), mas Coudet avisou os dirigentes que gostaria de contar com Montoya — alerta o repórter Jose Toscano, setorista do Racing no portal Rincón del Fútbol, lembrando que o clube de Avellaneda também teve as baixas de Ricardo Centurión e Guillermo Fernández.
Montoya está emprestado ao Grêmio até o final de 2019. Avaliado em 3 milhões de euros (cerca de R$ 13 milhões) pelo site Transfermarkt, os direitos econômicos do atleta ainda pertencem ao Cruz Azul, até o final do ano que vem. Assim, o Tricolor gaúcho não deve dificultar sua saída.