O Grêmio enfrenta a Universidad Católica nesta quarta-feira (8), às 19h15mi, na Arena, pela última rodada do Grupo H da Libertadores. Os chilenos visitam o time de Renato Portaluppi precisando vencer para se classificar às oitavas de final — ambos têm sete pontos, mas com vantagem para os gaúchos no saldo de gols.
A Católica vem com retrospecto positivo no ano. Campeã chilena em 2018, a equipe conquistou o título da Supercopa deste ano ao golear o Palestino, vencedor da Copa do Chile do ano passado. Em 17 jogos oficiais em 2019, La UC tem 11 vitórias, dois empates e quatro derrotas.
Curiosamente, o último confronto antes de enfrentar o Grêmio foi um revés, por 1 a 0 para o O'Higgins. Mesmo assim, após 11 rodadas, o time treinado por Gustavo Quinteros lidera o torneio com 25 pontos, três a mais que o Unión La Calera. A equipe tem o melhor ataque com 19 gols, ao lado do Curicó Unido, e a melhor defesa, com oito gols sofridos.
Na Libertadores, no entanto, La UC oscilou durante a fase de grupos. Após perder na estreia para o Libertad, no Paraguai, engatou duas vitórias seguidas em casa, contra Rosario Central e Grêmio. Mas, no returno, foi derrotado no Chile pelo Libertad e ficou no empate contra o lanterna Rosario.
— Católica chega com plenitude física, mas a necessidade de ganhar no Brasil é um tema para times chilenos. Vai depender de como vai resistir nos primeiros 20 minutos, os ataques do Grêmio — pontua o jornalista chileno Carlos Madariaga, da Rádio ADN, afirmando o bom momento que o adversário gremista vive no ano.
O destaque é o veterano Fuenzalida. Capitão do time, o meia de 34 anos tem três gols marcados no ano. Além dele, vale ficar de olho nos atacantes Sáez, autor do gol da vitória da Católica contra o Grêmio em Santiago, e Edson Puch, com passagem pela seleção chilena.
Os números da Universidad Católica em 2019
Jogos: 17
Vitórias: 11
Empates: 2
Derrotas: 4
Gols marcados: 31
Gols sofridos: 17
68,6% de aproveitamento