
O baixo aproveitamento do Grêmio em cobranças de pênaltis na temporada ligou um alerta na Arena. Até agora, a equipe de Renato Portaluppi converteu apenas quatro das nove penalidades que teve a seu favor. Para efeitos de comparação, a média de acerto caiu de 86,7% em 2018 para 44,5% em 2019.
Se computados apenas os pênaltis convertidos no tempo normal, os números da temporada são mais baixos ainda: um acerto em quatro oportunidades, e média de 25% de acerto. A única cobrança que resultou em gol foi de Luan, na goleada de 4 a 0 sobre o São Luiz, em 31 de janeiro, pelo Estadual. Depois disso, André (Inter e Atlético-MG) e Jean Pyerre (Juventude) desperdiçaram as oportunidades que tiveram dentro dos 90 minutos.
Apesar do título, a decisão por pênaltis contra o Inter na Arena, que deu ao Grêmio o bicampeonato regional, também teve erros: Everton chutou pra fora e Lomba defendeu a cobrança de Michel. Somando os três acertos (Tardelli, Matheus Henrique e André) às três defesas de Paulo Victor, o Grêmio saiu vencedor.
Em 2018, nas duas disputas por pênaltis que teve, na Recopa Sul-Americana contra o Independiente-ARG e nas oitavas de final da Libertadores contra o Estudiantes-ARG, o aproveitamento foi de 100%.
Mesmo assim, os constantes desperdícios foram tratados com bom humor por Renato Portaluppi. Depois da classificação diante do Juventude, em que Marcelo Carné defendeu uma cobrança de Jean Pyerre, o treinador admitiu ter advertido seus jogadores pelos recentes erros, mas divertiu-se com a situação.
— Já foram vários gols de pênalti, mas eles tomaram um puxão de orelha. Eles treinam de uma maneira e querem bater de outra. O que você quer que eu faça? Que eu entre em campo e bata? Já falei pra eles que quando a Fifa permitir que o treinador bata, o Grêmio não vai ter mais esse problema. Até lá, vamos continuar treinando como sempre. Agora, tem que chegar lá e bater do jeito que treina. Se mudar, acontece isso aí — concluiu, antes de brincar que havia acertado "umas 400" e errado apenas duas cobranças ao longo de toda sua carreira.
Confira o desempenho recente do Grêmio em cobranças de pênalti:
2019
- Luan (acerto) - São Luiz
- André (erro) - Inter
- Diego Tardelli (acerto) - Inter
- Everton (erro) - Inter
- Michel (erro) - Inter
- Matheus Henrique (acerto) - Inter
- André (erro) - Atlético-MG
- Jean Pyerre (erro) - Juventude
Total: 9 cobranças e 5 desperdiçadas
2018
20 pênaltis no tempo normal:
- 16 acertos
- 4 erros
10 pênaltis em disputas
- Recopa - Independiente - 5 acertos
- Libertadores - Estudiantes - 5 acertos