O Grêmio entra em campo na noite desta terça-feira (12), às 21h30min, para enfrentar o Libertad-PAR, pela segunda rodada da fase de grupos da Libertadores. Após o empate na estreia, diante do Rosario Central, na Argentina, os comandados de Renato Portaluppi entram em campo em busca da liderança do seu grupo, o que acontecerá em caso de vitória na Arena.
Vitória
Atualmente, o Grêmio ocupa a segunda colocação na chave, atrás do próprio Libertad-PAR, que, na estreia, goleou a Universidad Católica-CHI por 4 a 1. Uma vitória simples do Tricolor já garante a ponta da tabela do Grupo H, pelo menos nesta terça.
Na quarta-feira (13), ocorre o outro jogo da chave. O Rosario Central-ARG vai enfrentar a equipe chilena, fora de casa. Em caso de vitória dos argentinos, o Grêmio pode perder, no saldo de gols, a liderança. Empate ou vitória da Universidad Católica-CHI deixa o clube gaúcho em primeiro lugar.
Derrota
Em caso de derrota, o Grêmio pode finalizar a rodada na última colocação da sua chave. Permanecendo com um ponto, vai precisar secar a Universidad Católica-CHI contra o Rosario Central-ARG. Um simples empate entre essas duas equipes já pode deixar o time gaúcho na lanterna da chave, dependendo do saldo de gols.
Empate
Um empate na noite desta terça pode tirar o Tricolor da zona de classificação. Com dois pontos somados, o único resultado que ajudaria o Grêmio na outra partida do grupo seria o empate. Com isso, o Rosario Central-ARG permaneceria atrás do Grêmio pelo número de cartões amarelos. Uma vitória, tanto do time argentino quanto do Universidad Católica-CHI, empurrará o tricolor para a terceira colocação do Grupo H.