O Grêmio manteve com sobras a liderança nesta primeira fase do Gauchão, e ainda por cima de forma invicta. Foi muito superior a todos os seus adversários e mereceu o primeiro lugar. Na noite de quarta-feira (20), foi uma vitória difícil, contra um adversário lutador e motivado, mas que se rendeu à maior categoria dos atletas tricolores. Agora, o Tricolor enfrentará o Juventude nas quartas de final, com a vantagem do segundo jogo decisivo ser na Arena.
Olhando para frente
Na partida contra o Pelotas, assim como ocorreu no Gre-Nal de domingo, o Grêmio foi com uma equipe alternativa. Costumo dizer que foi com uma parte importante do elenco, mesmo sem ser aquela que rotineiramente tem participado como titular.
Era um jogo complicado, na casa do adversário. No entanto, chamou atenção a precaução adotada pelo clube em relação às partidas seguintes, tanto do Gauchão, quanto da Libertadores e outras que virão. Refiro-me a ausência previamente determinada do zagueiro Paulo Miranda, que inclusive não viajou com a delegação.
O volante Michel foi escalado improvisadamente ao lado de Marcelo Oliveira. Mesmo sendo dois canhotos jogando juntos na zaga e sem entrosamento, valeu suas experiências e conseguiram dar conta do recado.
Por ter se mostrado tão importante à equipe, é absolutamente razoável a preservação de Paulo Miranda, pois, mesmo que o Grêmio venha a contratar um quinto zagueiro, como já tentou, este novo reforço levaria algum tempo de adaptação.