Depois de chamar a atenção do país inteiro ao dizer que não faria um curso durante suas férias, o técnico do Grêmio, Renato Portaluppi, finalmente voltou à sala de aula nesta sexta-feira (15). Ele começou o curso Licença A, desenvolvido pela CBF Academy, que vai durar nove dias. Renato só volta a treinar o Tricolor pelo Gauchão na partida contra o Veranópolis, dia 25, na Arena. Neste domingo (17), em Pelotas, contra o Brasil-Pel, o Grêmio será dirigido pelo auxiliar-técnico Victor Hugo Signorelli.
O curso da Licença A tem 270 horas de duração. São 20 horas de ensino à distância (EAD), 170 horas de atividades presenciais, 50 horas de acompanhamento e observação do treinamento e 30 horas de estudos especiais e trabalhos. O ensino é dividido em dois módulos. Entre os principais conteúdos estão a biomecânica, conceitos e princípios do treinamento de força, velocidade e potência, legislação esportiva, medicina esportiva, treinamento de campo, psicologia do esporte e gestão.
Juntos com Renato, no curso, entre os mais de 30 profissionais, envolvendo técnicos e auxiliares. Participam também os técnicos Lisca, do Ceará, Gilson Kleina e Dorival Júnior. Alexandre Mendes, auxiliar de Portaluppi, também está inscrito.
Investimento
Para participar do curso, Renato teve de pagar R$ 10,5 mil. O valor pôde ser parcelado em 12 vezes no cartão de crédito ou em 10 vezes no boleto bancário. Se o pagamento fosse feito à vista, os "estudantes" teriam 5% de desconto, e o custo final fica em R$ 10.022.