Desde a mudança em definitivo do Grêmio do Olímpico para a Arena, o clube deslocou o alojamento de atletas das categorias de base do antigo estádio para a Residência Esportiva, localizada perto do CT Hélio Dourado, em Eldorado do Sul. O local era um antigo motel, no quilômetro 104 da BR-290, que foi alugado e reformado pelo Grêmio em 2014 para começar a receber os garotos em outubro daquele ano. Cerca de 100 jogadores convivem no local. Neste mês, contudo, toda a base gremista está de férias e a estrutura está desocupada.
Os atletas alojados na Residência Esportiva são das categorias sub-14 até sub-20. Os jogadores são monitorados 24 horas por dia por seguranças, que dispõem de 25 câmeras de vigilância no prédio. A assessoria do Grêmio informa que "todas as licenças de funcionamento foram renovadas recentemente e estão rigorosamente em dia, sendo a maioria com validade até setembro. O Plano de Prevenção e Proteção contra Incêndios (PPCI) é válido até 27 de dezembro de 2019".
Na Residência Esportiva, o Grêmio presta suporte em diferentes áreas aos jogadores. Profissionais como pedagogos, assistentes sociais, psicólogos e educadores sociais acompanham de perto a formação dos atletas.
Ao todo, são 36 apartamentos disponíveis no local, todos equipados com banheiro, ar-condicionado, balcão, frigobar, TV por assinatura, internet, armários, poltronas e camas-beliches. Além disso, o clube oferece áreas de convivência aos jovens com sala de jogos, jardim, biblioteca, laboratório de informática, videoteca e um miniauditório. Uma cozinha industrial e um refeitório também fazem parte das instalações.
O diretor das categorias de base, Gustavo Schmitz, informa que a segurança dos jogadores é uma obsessão para o clube. E também diz que o Grêmio faz constante aprimoramento na estrutura.
— Procuramos usar do mais absoluto rigor, quanto à segurança, não só patrimonial, como também das pessoas. Para isso, temos todo um sistema de monitoramento, de empresas que prestam este serviço, além de um corpo de assistência pedagógica, psicológica e técnica — comenta Schmitz, que completa:
— O clube é muito zeloso em relação ao cuidado de seus atletas, desde a segurança deles, passando pela alimentação, educação e comportamento dentro e fora de campo. Somos um clube de excelência neste sentido. Mas ainda seguimos aprimorando as nossas instalações e temos projetos muito ousados para qualificá-la ainda mais.
A estrutura da Residência Esportiva do Grêmio
— Alojamento com 36 apartamentos (banheiro, ar-condicionado, balcão, frigobar, TV por assinatura, internet, armários, poltronas e camas-beliches);
— Cerca de 100 atletas estão alojados no local;
— Residência fica no quilômetro 104 da BR-290, em Eldorado do Sul;
— Treinamentos e jogos ocorrem no CT Hélio Dourado, também localizado em Eldorado;
— Local monitorado 24 horas por dia, com o apoio de 25 câmeras de vigilância;
— Neste mês, contudo, toda a base do Grêmio está de férias;
— Todas as licenças da Residência estão em dia, a maioria com validade até setembro;
— O PPCI é válido até 27 de dezembro;
— Estrutura dispõe de profissionais como pedagogos, assistentes sociais, psicólogos e educadores sociais, além dos funcionários envolvidos diretamente com o futebol;
— Residência dispõe de sala de jogos, jardim, biblioteca, laboratório de informática, videoteca e um miniauditório;
— Todos os jogadores do clube dispõem de seguro de vida, como exigido pela Lei Pelé;
— Uma cozinha industrial e um espaço para o refeitório completam as instalações da Residência;
— Jogadores alojados na residência são das categorias sub-14 até a sub-20.