Para o técnico Renato Portaluppi, a eventual conquista da Recopa Gaúcha, domingo (10), contra o Avenida, terá tanto valor quanto os demais títulos alcançados recentemente pelo Grêmio, como Copa do Brasil, Libertadores e Recopa Sul-Americana. Por isso, caso seja obtida, a conquista será seguida de volta olímpica na Arena, prometeu o treinador.
— Onde tem taça, tem volta olímpica — resumiu Renato. — Em primeiro lugar, temos que fazer o nosso papel, que é ganhar o jogo, o que não é fácil, como tenho visto no nosso campeonato e em outros. Mas meu grupo está preparado para ganhar, sim. Se vamos ganhar ou não, é outro departamento. Se ganharmos, vai ter volta olímpica, sim.
Renato diz respeitar a opinião de outras pessoas, para quem a Recopa Gaúcha possui peso menor. Ao justificar seu interesse pelo título, o técnico usa como exemplo a reação que será provocada caso o vencedor seja o time de Santa Cruz do Sul.
— Muita gente pode achar um exagero. Mas, para essas pessoas, eu faço uma pergunta: e se for o contrário? E se o Grêmio não ganhar esta taça? Milhões irão nos criticar por não ganhar do Avenida dentro da Arena — entende.
No Grêmio desde setembro de 2016, Renato afirma que, ao longo desse período, tem colocado na cabeça de seus jogadores a necessidade de que sejam vencedores. A lição, em seu entendimento, foi bem aprendida, considerando que quatro títulos foram obtidos desde então.
— Taça é taça. Sou obcecado. Não vou usar a palavra tarado, mas, no futebol ela está bem colocada. Aproveito e convoco a torcida para nos apoiar no domingo — afirmou.