A lista dos inscritos pelo Grêmio na Libertadores teve 29 nomes previsíveis. Seria possível dizer que a principal notícia era a escolha de Felipe Vizeu para usar a camisa 10, já que o centroavante usa a número 47 em outras competições. Mas o dono da camisa 17 virou o grande destaque do anúncio, feito pelo clube na noite desta quarta-feira (27). Lincoln, de 20 anos, recebeu uma nova grande chance no Tricolor.
O jovem, natural de Porto Alegre, recebeu as primeiras oportunidades no profissional como grande promessa em 2015, quando tinha apenas 16 anos. Na época, o técnico era Luiz Felipe Scolari.
A juventude e inexperiência fizeram com que o articulador nunca conseguisse se firmar. Atuações irregulares, apesar de alguns flashes de talento, tiraram o jogador dos planos. Em 2016, por exemplo, fazia parte do elenco campeão da Copa do Brasil, mas sequer entrou em campo.
No ano seguinte, recebeu uma oportunidade internacional e foi emprestado ao Rizespor, da Turquia. Pelo time turco, fez 20 jogos e marcou três gols — uma média muito superior à que tem no Grêmio, em que marcou apenas cinco vezes desde que subiu ao time principal. Mesmo assim, o jogador não convenceu a ponto de seguir no futebol europeu.
Retornou ao Grêmio em 2018, mas foi novamente emprestado — em agosto, encaminhou-se para o América-MG. Em Belo Horizonte, a passagem foi apagada: entrou em campo apenas três vezes, nenhuma como titular, e não marcou gols.
Como é vinculado ao Grêmio até 2020, retornou para treinar na Arena enquanto seu futuro seria discutido — inicialmente, a ideia era emprestá-lo mais uma vez ou até vendê-lo de forma definitiva.
Como não surgiu nenhum negócio, Renato decidiu aproveitá-lo. O jogador atuou por 20 minutos no empate com o Aimoré em 1 a 1, na segunda rodada do Gauchão, ao substituir o volante Rômulo. Apesar de ter sido pouco aproveitado no Estadual, recebeu a oportunidade para compor o grupo que jogará a competição continental.
Números totais de Lincoln pelo Grêmio:
- 66 jogos
- 5 gols
- 7 assistências
Gols de Lincoln pelo Grêmio:
- Grêmio 2x0 Campinense (Copa do Brasil 2015)
- Cruzeiro 1x3 Grêmio (Gauchão 2016)
- San Lorenzo 1x1 Grêmio (Libertadores 2016)
- Ypiranga 1x2 Grêmio (Gauchão 2016)
- Passo Fundo 1x5 Grêmio (Gauchão 2016)