O namoro entre Botafogo e Madson iniciou no fim de 2018, quando o clube carioca entrou em contato com o staff do lateral-direito e com o Grêmio para manifestar interesse em sua contratação. Como o atleta é pouco utilizado pelo técnico Renato Portaluppi, o negócio voltou a esquentar, com a possibilidade de um acerto nos próximos dias. A tendência é de que o jogador seja negociado por empréstimo até o final do ano.
Depois de ser relacionado para as duas primeiras partidas do Grêmio em 2019 e não ser escalado pelo treinador, Madson ficou de fora da relação do jogo diante do Juventude. Léo Moura e Leonardo Gomes foram as opções do treinador para a lateral direita.
No início do ano, o atleta mostrou resistência quanto à abordagem do Botafogo, pois gostaria de brigar por espaço no Grêmio. Agora, contudo, o cenário voltou a ser favorável ao time carioca, que está confiante no acerto com o jogador. Ele foi indicado pelo técnico Zé Ricardo, com quem trabalhou no Vasco, em 2017.
Restam apenas detalhes relacionados ao pagamento do salário de Madson para o acerto. No Rio de Janeiro, o lateral-direito brigaria por vaga no time com Marcinho, hoje titular do setor.