O Grêmio só trocará as peças em 2019. Reforço mais expressivo apresentado até agora pelo clube, o argentino Walter Montoya atuará pelo lado direito e será a reposição a Ramiro, vendido ao Corinthians. O centroavante Vizeu, cuja chegada à Capital é aguardada para 12h40min desta sexta-feira (11), disputará vaga com Jael e André, o que, na prática, determina que o time seguirá com um centroavante de referência. O Grêmio, assim, muda sem mudar.
A manutenção do desenho tático tem sido uma realidade tricolor desde 2016. Invariavelmente, com bons resultados. Em setembro daquele ano, ao chegar ao clube, Renato fixou Ramiro como armador pela direita, reservando a ele a função até então desempenhada por Giuliano, vendido ao Zenit-RUS. Em 2017, Luan, que havia atuado como falso 9 na conquista da Copa do Brasil, converteu-se em armador para suprir a ausência de Douglas, afastado depois de romper os ligamentos do joelho esquerdo. Sem Pedro Rocha, negociado com o Spartak-RUS, Everton passou a ocupar o lado esquerdo do ataque e o modelo tático se manteve.
Convalescente de um procedimento cardíaco, Renato disse não ter tido ainda um encontro com Montoya, que lhe permitisse conhecer as ideias do ex-jogador do Rosario Central quanto ao posicionamento ideal em campo. Mas, por terceiros, já obteve informações básicas.
— Alexandre (Mendes), meu auxiliar, já teve uma prévia, trocou algumas ideias e soube que ele gosta de jogar tanto por dentro como pelo lado — diz o técnico, que completa: — O mais importante de tudo é colocar o jogador onde ele se sente bem. A partir daí, caberá a ele provar ao treinador se tem condições de jogar ou não.
Sobre a forma de aproveitamento de Vizeu, o técnico ainda não fala. Embora tenha recomendado sua contratação e inclusive jantado no Rio com o centroavante, quando lhe forneceu detalhes sobre a estrutura que encontrará no Grêmio, Renato pretende criar uma disputa em igualdade de condições com Jael e André.
—No Flamengo, ao subir, ele concorria com Paolo Guerrero e, depois, Leandro Damião. Quando lançado, soube aproveitar a oportunidade. O Grêmio acerta ao contratá-lo —analisa Zé Ricardo, que trabalhou com o atacante no clube carioca.
Caso sejam contratados, os demais reforços pretendidos pelo Grêmio também não determinarão uma mudança do desenho do time. É o caso do lateral-esquerdo Emmanuel Mas, do Boca Juniors, que virá para revezar-se com Bruno Cortez e Juninho Capixaba. Rômulo, trazido do Flamengo, engrossa a lista de volantes. Junto com Matheus Henrique, será o reserva imediato da dupla titular, Michel e Maicon.