O Grêmio fez uma sondagem ao meia Marquinhos Gabriel junto ao Al Nasr dos Emirados Árabes e a primeira resposta foi negativa. Mas o negócio depende do Corinthians, e a direção gremista ainda deve tentar com os paulistas a liberação do jogador. Marquinhos está emprestado aos árabes até metade de 2019.
Gaúcho, revelado pelo Inter, Marquinhos tem 28 anos e longa experiência depois de rodar por diversos clubes: Avaí, Sport, Bahia, Coimbra (Portugal), Al Nassr (Arábia Saudita), Palmeiras, Santos e Corinthians. Foi campeão da Recopa Sul-Americana (com o Inter em 2011) e Brasileiro (pelo Corinthians em 2017).
Trata-se de um meia de muito boa qualidade técnica, que tem drible e visão de jogo. Mas carece de intensidade com e sem a bola. Joga em ritmo próprio, o que explica a dificuldade em permanecer em grupos competitivos por muito tempo. E também explica seu sucesso no futebol árabe, onde a intensidade não é fundamental para o jogo.
Marquinhos tem média de 2 chutes por jogo (aproveitamento de 43%). Vendo os setores do campo, ele tem aproveitamento de craque dentro da área: 100% de acerto na pequena área e no chamado "funil", o caminho de entrada da área.
FINALIZAÇÕES: APROVEITAMENTO DE CRAQUE
Vejam no vídeo das suas finalizações certas e dos gols marcados como é fácil para Marquinhos chutar a gol. Claro, a qualidade técnica se sobressai, mas também é necessário observar a facilidade com que os adversários árabes permitem que ele tenha uma boa condição de finalizar. Nos Emirados, ele é craque.
CRIANDO CHANCES E DANDO ASSISTÊNCIAS
Marquinhos Gabriel tem a tendência de sair da direita e vir para o meio, dar apoio às transições internas e aproveitar as facilidades que os zagueiros oferecem, dando muito espaço para que ele se posicione próximo ao gol.
Olhando as chances de gol (pontinhos) e assistências (flechas) criadas por Marquinhos nas últimas 20 partidas, vemos um volume grande vindo da direita. No mapa das suas ações (onde tocou na bola), uma ocupação grande também do flanco direito.
Os passes-chave são aqueles que fazem o time jogar para a frente. São os passes que rompem linhas, e alguns se transformam em assistências para gols. Marquinhos entregou em média dois desses por jogo na temporada. Dentro do modelo de jogo gremista, iria cair muito bem nesse sentido. Veja nos lances no video abaixo.
Por último, defensivamente Marquinhos não é um atleta que entregue muita disposição e intensidade. Mesmo com números bons em ações defensivas, há de se levar em conta o nível e a intensidade do jogo dos adversários. O contexto distorce um pouco o aproveitamento.
Usando a ferramenta exclusiva de 2D da InStat, vemos a movimentação de Marquinhos (camisa 31) em um contra ataque do Al Nasr. Ele atinge a velocidade de 23,4 km/h na hora do passe, e mesmo com a jogada não terminando em finalização, ele atende ao "perde e pressiona" e tenta recuperar a bola perto do gol adversário. Talvez uma herança adquirida no Corinthians de Tite e que pode ser recuperada no Grêmio de Renato.
Números, vídeos e gráficos fornecidos pela InStat, maior plataforma de dados sobre futebol do mundo.